IdeiaSUS Fiocruz e CNS promovem debate sobre Participação e Controle Social no SUS

saúde

Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizam, nesta segunda-feira (25/11), das 8h30 às 16h, no Rio de Janeiro, o seminário Participação e Controle Social no SUS: desafios e perspectivas. O evento ocorre no Auditório de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), no campus sede da Fiocruz, e contará com transmissão simultânea, pelo canal da VideoSaúde Fiocruz no YouTube

O encontro será composto por dois painéis. O painel Contextos: participação popular, direitos e democracia reúne Heliana Hemetério, conselheira nacional de saúde e integrante da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Henrique Kujawa, educador popular e diretor do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap); e Valcler Rangel, ex-coordenador e colaborador da Plataforma IdeiaSUS e assessor especial do Gabinete da Ministra da Saúde. O objetivo é contribuir com a reflexão teórica-crítica sobre a participação e o controle social no SUS no atual contexto, contemplando o momento pós-eleições municipais, as práticas de discurso de ódio e fake news, a crise da democracia e as principais pautas conservadoras que a afetam. 

Por sua vez, o painel Participação popular, direitos e diversidades convida os palestrantes Vânia Sacramento, integrante da Comunidade Pesqueira Quilombo de Conceição de Salinas, em Salinas da Margarida (BA), e da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP); Wallace Apurinã, vice-coordenador do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena; Gláucia de Fátima Batista, coordenadora da Câmara Técnica de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG); e Pablo Anzalone, representante da Rede de Municípios e Comunidades Saudáveis (Red de Municipios y Comunidades Saludables) do Uruguai, a dialogarem sobre os desafios e as perspectivas para a participação e o controle social no atual contexto, a partir do ponto de vista das práticas de participação popular na saúde. Trata-se de um momento importante de socialização de experiências de participação e controle social na Saúde Pública do Brasil e do Uruguai.

É possível optar por participação presencial ou virtual na inscrição. As inscrições para quem optar pelo presencial são limitadas. 

Serviço:
Seminário Participação e Controle Social no SUS: desafios e perspectivas
Data: 25/11;
Horário: 8h30 às 16h;
Local: Auditório de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC) – Campus Sede da Fiocruz-RJ;
Endereço: Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ; 
Realização: IdeiaSUS Fiocruz e Conselho Nacional de Saúde
Transmissão simultânea pelo YouTube.
Para se inscrever, preencha o formulário

Fonte: Fio Cruz / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *