A molécula é uma combinação de lactato e fenilalanina; estudo, feito em camundongos, foi publicado na revista “Nature”
Domingo, 21 de agosto de 2022
Uma pesquisa publicada recentemente na revista Nature identificou uma molécula, chamada N-lactoil-fenilalanina (Lac-Phe), que é liberada após exercício intenso e diminui a ingestão de comida em camundongos, em cavalos de corrida e em humanos.“O Lac-Phe é uma combinação de lactato (que dá a sensação de queimação em músculos requisitados durante o exercício físico) e fenilalanina (aminoácido natural que só pode ser obtido pela ingestão dos alimentos e tem papel importante para a formação de neurotransmissores)”, explica Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP.
Já é sabido que o controle do apetite é regulado por circuitos neuronais, mas os mecanismos ainda precisam ser esclarecidos. “A grande dúvida é tentar explicar por que esse fenômeno acontece”, afirma a geneticista. “De acordo com os autores da pesquisa, uma hipótese interessante é que animais perseguidos por seus predadores estariam sujeitos a exercício intenso e a supressão do apetite impediria que eles parassem para se alimentar durante a fuga, mas é apenas uma hipótese especulativa.”
Ainda de acordo com Mayana, a grande questão é como fazer o uso dessa molécula para diminuir o apetite e o peso sem ter que se submeter a exercícios físicos.
Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente toda quarta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.
Fonte: Jornal USP