Uma das construções mais emblemáticas de Salvador, a Igreja do Bonfim, e a região da Colina Sagrada vão receber um espetáculo de projeções de luzes e arte com a 4ª edição do SSA Mapping, nos dias 2 a 8 de outubro. O evento se tornou o maior festival de artes visuais do Norte e Nordeste e, desta vez, vai celebrar a Cidade Baixa, com programações como passeios guiados, DJs, feira gastronômica, atividades para crianças e oficinas.
De segunda a quinta-feira, atividades de formação e de aquecimento serão realizadas no Doca1 – Polo de Economia Criativa, no Comércio. Na sexta-feira, 6 de outubro, a orla da Ribeira anunciará a chegada do festival na Cidade Baixa. Daí então, no final de semana, dias 7 e 8, as esperadas intervenções visuais se projetam sobre a fachada da Igreja do Bonfim. Nestes dias, a missa das 17h entra como parte da programação.
Para pessoas com deficiência, idosos e grávidas, haverá setor de acolhimento. Para quem quiser garantir uma cadeirinha de praia para sentar-se e assistir ao espetáculo, o SSA Mapping vai ofertar no local, mas também vale levar de casa. Dezenas de visuais serão exibidos na Igreja, parte deles na “Mostra Aberta”, que teve inscrições públicas e contará com prêmios do júri e do público.
Anos anteriores
O SSA Mapping teve sua estreia em 2017, na Praça Municipal de Salvador, projetando imagens sobre o Palácio Rio Branco. Em 2018, a 2ª edição foi no Campo da Pólvora e Fórum Ruy Barbosa. Já em 2021, o Arquivo Público da Bahia, na Baixa de Quintas, foi a tela para as artes. Nestes três anos, mais de 120 artistas visuais se apresentaram para mais de 20 mil pessoas.
A 4ª edição do SSA Mapping conta com copatrocínio da Electrolux Brasil e Prefeitura de Salvador e com apoio do Doca1 – Polo de Economia Criativa, restaurante Vila Criativa, Dom Art Brazil, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Educadora FM Bahia, Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim e seu projeto Bom Samaritano.
SSA Mapping 2023
Quando: 2 a 8 de outubro de 2023
Onde: Cidade Baixa
Igreja do Bonfim e Colina Sagrada | Doca1 | Orla da Ribeira
Quanto: Gratuito
Publicado por Hilza Cordeiro | Fotos: Camilo Lobo e @pontodevista_drones.
Fonte: Alô alô Bahia