Mais de 11 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco e recomendação
A Indonésia emitiu um alerta de risco de tsunami depois de registrar a erupção de um vulcão na noite de quarta-feira (17). Imagens do Monte Ruang mostram a lava emergindo da montanha e uma nuvem de fumaça que se formou sobre o local. As informações são do g1.
As autoridades do país elevaram o nível de alerta para o mais alto por conta do aumento das atividades vulcânicas na região do Monte Ruang. Foram ao menos cinco erupções dentro das últimas 24 horas.
A principal preocupação é que parte desta montanha caia no mar e, dessa forma, provoque um tsunami, semelhante ao que ocorreu em 1871. Em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa também provocou um tsunami.
Na ocasião, as costas das ilhas de Sumatra e Java foram afetadas depois de parte da montanha cair no mar. O tsunami causou a morte de mais de 400 pessoas, além de deixar outras feridas.
O governo da Indonésia recomendou que a população fique a pelo menos 6 quilômetros de distância do local e 11 mil pessoas foram retiradas das áreas de risco.
O país já havia registrado dois terremotos nas últimas semanas, o que acendeu alerta por parte da agência de vulcanologia, que informou sobre um aumento na atividade vulcânica.
Indonésia fica em área de alta atividade sísmica
A Indonésia é composta por mais de 17 mil ilhas e fica localizada no “Anel de Fogo do Pacífico”, área que registra atividades sísmicas e vulcânicas frequentes. O Monte Ruang é um dos 120 vulcões em erupções do país e fica localizado em uma ilha remota no norte da Indonésia.
(Foto: Antara Foto, HO, BPBD Kab Sitaro, via REUTERS)