Intermunicipal 2024: final inédita entre Crisópolis e Castro Alves promete grande decisão; veja retrospecto

Bahia Brasil esportes

sexta-feira, 15/11/2024 – 00h00

Por Thiago Tolentino

Ao longo de sua história, o Intermunicipal revelou grandes talentos para o futebol profissional, como Edilson, Charles Fabian, Bobô e Liedson. As cidades de Cachoeira e Itabuna são as maiores campeãs da competição, com oito títulos cada. Santo Amaro e Itamaraju possuem cinco títulos, enquanto Conceição do Coité e Ilhéus já conquistaram o título quatro vezes.

A partir do próximo domingo (17), a Bahia respira mais uma edição final do Campeonato Baiano Intermunicipal, considerado o maior campeonato de futebol amador do mundo. A edição de 2024 reuniu seleções de 417 municípios do estado, divididos em 16 grupos na primeira fase.

Na primeira fase, 60 seleções foram divididas em grupos de 4 ou 3 equipes; na segunda fase, 44 equipes são classificadas para os confrontos de mata-mata; na terceira fase, 32 times seguem na disputa; na penúltima fase, as oitavas de final são definidas com 16 equipes, escalonando entre quartas, semis e a grande final, ambas com partidas de ida e volta. 

A grande final do campeonato será disputada de forma inédita entre as seleções de Crisópolis e Castro Alves em jogos de ida e volta partidas. Confira abaixo os retrospectos:

RETROSPECTO DO CRISÓPOLIS
A pequena cidade de Crisópolis, fundada em 1962 e com cerca de 19.729 habitantes, está vivendo um momento histórico no esporte baiano. Localizada a cerca de 211,9 km de Salvador, com fácil acesso pela BR-101, a cidade, conhecida como a “Terra do Bom Jesus”, tem sido a grande sensação do Campeonato Baiano Intermunicipal.

Na primeira fase, o Crisópolis fez parte do Grupo 4, ao lado de Tucano, Barrocas e Ribeira do Pombal. A equipe demonstrou uma força impressionante, conquistando 5 vitórias e apenas 1 empate (contra Barrocas) em 6 jogos, garantindo a classificação para a próxima etapa.


Foto: Divulgação/FBF

A partir daí, a equipe crisopolense não deu chances aos adversários. Nas fases seguintes, eliminou equipes tradicionais como Glória, Santaluz, Valente, Eunápolis e a fortíssima Cachoeira, sempre com resultados expressivos.

Durante a campanha de Crisópolis, foram 16 jogos disputados, com 14 vitórias e apenas 2 empates, com um saldo de gols de 26. O artilheiro da equipe é Ederaldo Rosário, com 9 gols marcados.

Em entrevista ao podcast BN na Bola, do Bahia Notícias, nesta terça-feira (12), José Ailton, presidente da Seleção de Crisópolis, comentou a expectativa para a decisão da competição.

“A expectativa é a melhor possível, porque é um fato inédito. É a primeira vez que estamos participando da final do Campeonato Intermunicipal. Então nosso maior sonho após chegar na decisão, é levar esse título para região de Crisópolis e premiar nosso torcedor com essa conquista muito esperada”, contou o presidente. 

Ao ser perguntado sobre o clima da cidade para os confrontos decisivos do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues, José enalteceu o sentimento da torcida pelo momento do time de Crisópolis e pelo esporte.

“A população daqui está feliz da vida, porque ama de coração o futebol. A expectativa é boa. As dimensões do nosso estádio vão ser muito pequenas para a expectativa que estamos tendo para receber as regiões vizinhas e nossos amigos que fazem parte do esporte com a gente”, declarou. 

RETROSPECTO DO CASTRO ALVES
A cidade baiana de Castro Alves, conhecida como a “Terra da música e da poesia”, também vive um momento histórico. Fundada em 1880 e com cerca de 26 mil habitantes, a cidade, localizada a cerca de 212,2 km de Salvador, tem sido a grande protagonista do Campeonato Baiano Intermunicipal 2024.

Desde a primeira fase, a seleção de Castro Alves demonstrou enorme superioridade. Em um balanço de todas as partidas do Grupo 9, a seleção assegurou um saldo de gols de 14 feitos e apenas 1 sofrido. A equipe, comandada pelo técnico Zé Carijé, avançou de fase com autoridade e não deu chances aos adversários.


Foto: Divulgação/Seleção de Castro Alves

Nas fases seguintes, a equipe castro-alvense eliminou grandes nomes, como Jequié, Conceição do Coité, Quijingue, Ipiaú e Barrocas, sempre com resultados expressivos.

A campanha de Castro Alves é marcada por 16 jogos disputados, com 15 vitórias e apenas 1 empate, com um saldo de gols de 31. O artilheiro da equipe é Igor Mota, com 9 gols marcados.

Ao Bahia Notícias, o presidente do Castro Alves, João Carlos, foi modesto e menos competitivo ao projetar o duelo entre as duas seleções, mas fez questão de contar que pretende festejar o marco de ter chegado à final pela primeira vez, independente de qual seja o resultado. 

“A expectativa aqui é ótima. Teremos uma grande final, nós vamos fazer uma festa independente do resultado. Nunca chegamos à final e, se Deus iluminar e nós vencermos, vamos comemorar. Se ficarmos em segundo, será do mesmo jeito”, comentou. 

APOIO DA FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL 
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) tem dado suporte e destaque à competição, principalmente com o custeio de algumas despesas, como a arbitragem. Uma das novidades que elevaram o nível da competição nesta temporada foi a utilização do ‘VAR Light’ na final, uma novidade na história do Intermunicipal.

No novo modelo implementado, o próprio árbitro de vídeo controla as imagens. Entre quatro e oito câmeras de alta definição estão estrategicamente posicionadas no campo, garantindo uma cobertura completa de todos os ângulos. O sistema inclui ferramentas avançadas de replay para auxiliar os árbitros em revisões precisas e em tempo real dos lances.


Material que será usado pelo árbitro de vídeo na final do Intermunicipal 2024 | Foto: Divulgação/FBF

“A federação é a nossa entidade maior no futebol amador, a Taíse [Galvão, diretora de competições da FBF] é o diferencial daquela entidade. Sabemos da lisura da FBF e do apoio que ela tem dado ao futebol amador. Então a Federação Bahiana para nós é como se fosse a ‘mãe’ do futebol amador. A Seleção de Crisópolis não é só uma filiada da federação, é também uma parceira. Neste ano, eles (FBF) estão arcando com todas as despesas de arbitragem, nos anos anteriores não era assim, os municípios que eram responsáveis. No ano que vem, eles estão nos prometendo arcar com as despesas da locomoção das equipes”, destacou o presidente do Crisópolis, ao Bahia Notícias.

Presente no lançamento do conselho técnico do Baianão 2025, a diretora de competições da FBF, Taíse Galvão fez um balanço positivo da realização do Intermunicipal 2024, celebrando que não houve nenhum caso antidesportivo.

“O resultado é super positivo. Esperamos uma final tranquila no Intermunicipal, assim como vem sendo em todo o campeonato. Não tivemos nenhuma intercorrência anti-desportiva que envolva a perda do mando de campo no ano que vem. Pra nós da Federação, temos muito orgulho de entregar essa competição ‘raiz’ com a certeza de que está sendo um fechamento super positivo”, celebrou Taíse. 


Foto: Hugo Araújo/Bahia Notícias

“O balanço é o mais positivo possível. É uma competição que a gente organiza com muito carinho e que envolve cada cantinho do nosso estado. A gente recebe uma retribuição por parte das ligas que são filiadas com comprometimento, profissionalismo, mostrando belíssimos espetáculos nos quatro cantos do nosso estado”, concluiu. 

GRANDE FINAL
O duelo de ida entre Crisópolis e Castro Alves se inicia neste domingo (17), às 15h, em Crisópolis, enquanto o jogo de volta será no dia 24 de novembro – também no domingo –  às 15h, no município de Castro Alves. A transmissão dos jogos terá cobertura e será realizada pela TVE Bahia, detentora dos direitos de transmissão.

Fonte: Bahia Noticias / Foto: Divulgação/FBF


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *