Sábado, 15/07/2023 – 14h46
Por Ulisses Gama / Leandro Aragão
O Campeonato Intermunicipal é uma oportunidade de vitrine para jovens que sonham com a carreira de jogador de futebol profissional. Neste sábado (15) foi realizado em Salvador, o Congresso Técnico que marcou o lançamento da edição de 2023 da maior competição do futebol amador do país. O diretor de de registro da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Felipe Quadros, destacou a importância da revelação de atletas para fomentar a modalidade nas cidades do interior.
“É muito complicado, porque sabemos da dificuldade de deslocamento e até de contratar os atletas. Acaba ficando um tempo apertado, mas a gente se desdobra, porque sabemos da importância de um atleta desse vir a ser revelado. Então, a gente faz todo o cadastrado junto a CBF para que futuramente, caso um atleta venha ser revelado, a liga tenha seus benefícios e consiga fomentar o futebol com a revelação de um atleta”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.
O Intermunicipal é disputado há décadas e já revelou grandes nomes do futebol brasileiro e mundial. Dentre eles, se destacam Bobô, ídolo do Bahia, que começou a carreira na Seleção de Senhor do Bonfim entre 1983 e 1984; Aldair, zagueiro tetracampeão do mundo pelo Brasil, que começou na Seleção de Ilhéus; Edílson Capetinha, pentacampeão mundial com Seleção Brasileira e revelado pelo selecionado de Castro Alves, em 1988 e 1999; o lateral Júnior Nagata, também penta pelo Brasil e que começou na Seleção de Santo Antônio de Jesus, em 1993; Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção Brasileira e de grandes clubes como Flamengo e São Paulo, revelado em 1987 pela Seleção de Poções; e Liédson, campeão da Libertadores da América 2012 pelo Corinthians e ex-atacante da Seleção de Portugal, na Seleção de Valença.
A edição de 2023 do Intermunicipal será disputada por 54 seleções e vai começar no próximo dia 30, último domingo do mês de julho. Já a grande final, que definirá o título, está programada para 26 de novembro.