Ipirá: planejamento visa 10 milhões em melhorias no sistema próprio de abastecimento, com mais segurança operacional

cidades Ipirá

Alvo de constantes reclamações por parte da população, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), estuda fazer novas intervenções no sistema de abastecimento de Ipirá. O gerente regional da empresa, Gustavo Ferreira, falou sobre o mecanismo para abastecer a cidade de Ipirá, e outras circunvizinhas, numa entrevista em rádio, hoje pela manhã.

“Fizemos intervenções no sistema de Ipirá. Temos planejado, agora, 10 milhões para que a gente melhore a condição da adutora de água bruta, visando aumentar, também, a segurança operacional”, disse o gerente.

A cidade de Ipirá conta com um sistema próprio de abastecimento, diferente do sistema integrado, a título de comparação, que envolve as cidades de Itaberaba, Ruy Barbosa, Macajuba e Baixa Grande. Gustavo conta que esse integrado passou por melhorias recentes, com um investimento na casa de 26 milhões.

Questionado sobre quando a população de Ipirá sentiria, efetivamente, essa melhoria, o gerente regional afirmou que foi feita uma ampliação na ordem de 30% na capacidade de produção de água. “A estação de tratamento de Ipirá consegue produzir, hoje, 125 litros por segundo. É uma vazão suficiente para a demanda de Ipirá. Entretanto, estamos sofrendo muito ultimamente, sobretudo por conta dos desníveis de tensão de energia elétrica fornecida, o que tem provocado impacto grande na nossa adutora de água bruta”, explicou Gustavo.

Ele informa que o investimento mencionado anteriormente, é para a substituição de 10km dessa adutora, para aumentar sua capacidade, e que a irregularidade no fornecimento de energia, é um fator que causa grande transtorno na operação dos equipamentos. “Temos dispositivos de segurança que desligam os equipamentos, quando percebem desnível de tensão, para se proteger”, completa.

Gustavo afirma que teve problemas recentemente com o fornecimento, mas hoje, está operando o sistema normalmente, numa fase de recuperação plena, com melhoramentos na rede de distribuição da cidade, para melhor escoamento da água.

Por Diogo Souza (@midiaipira)
Colaboração (@oficialipiracity)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *