O prefeito Thiago do Vale declarou, em entrevista no mês de setembro, que avalia uma reforma na estrutura administrativa atual de Ipirá. Segundo ele, o atual quadro é de 2001, e vem passando por ‘emendas’ ao longo desse tempo.
O comentário ganhou corpo com o debate entre os vereadores, durante a sessão da semana passada. Três novas secretarias são pautadas para compor o novo quadro administrativo municipal. Pelo menos essa foi uma ideia que circulou em reunião da base do governo.
Uma secretaria seria a de Cultura, Esporte e Lazer, pois entende-se que o vínculo desses assuntos com as demandas da Educação, como é hoje, tanto sobrecarrega esta, como não se atribui a atenção devida aos demais setores elencados para a nova pasta.
A segunda secretaria mencionada é a de Políticas Públicas para as Mulheres, o que contribui não só no acompanhamento e proposta de combate ao número crescente de casos de violência no município, mas também ajuda na definição mais elaborada de estratégias e normas que ofereçam mais cuidados e atenção ao assunto.
A terceira pasta ventilada para criação é a de Pessoas com Deficiência e Demandas do Espectro Autista, o que ajudaria nos níveis de conscientização e oferta de suporte mais estruturado, a uma parcela considerável da população, que necessita e requer maior atenção do poder público.
São ideias que estão no forno, discutidas em bastidores, mas que também disputam uma ordem de prioridade, conforme observado nas falas dos vereadores.
A Câmara está prestes a votar o orçamento para o próximo ano. Durante a sessão da última terça, 02, alguns vereadores fizeram observações sobre emendas propostas, mas não voltaram a tratar sobre o pleito do novo quadro administrativo a ser criado.
Por Diogo Souza (@midiaipira)
Colaboração (@oficialipiracity)