Por Jornal da chapada – Terça, 25 de agosto de 2020
Os números atualizados apontam para 302 ativos, 1.105 curados e 31 pessoas que já perderam a vida para a doença infectocontagiosa.
Mais uma morte causada pela covid-19 foi registrada no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A informação foi confirmada através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica (CT) de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus no boletim desta terça-feira (25).
A prefeitura informa, com dados consolidados até as 17h da última segunda-feira (24), que registrou mais 25 novos casos da doença. Assim, chegando a um total de 1.438 de casos confirmados. Ainda de acordo com as informações, números atualizados apontam para 302 ativos, 1.105 curados e 31 pessoas já perderam a vida para a doença infectocontagiosa. Outros 209 têm suspeita de ter contraído o vírus e 511 seguem em monitoramento.
Além disso, já foram realizados cerca de 6.361 novos testes (entre rápidos e laboratoriais). No mapeamento de casos ativos por localidades, 34 bairros e sete regiões rurais estão na lista com casos ativos de covid-19. ‘Caititu’ desponta com 31, ‘Centro’ e ‘Barro Vermelho’ têm 26. ‘São João’ e ‘Loteamento Bahia’, com 16 cada.
As sete comunidades rurais com casos ativos são ‘Itaíba’, ‘Região do Campo de Avião’, ‘Região de Lajedo de Cima’, ‘Região do Bom Viver‘, ‘Santa Quitéria’ e ‘Região de Lajedo Coberto’. Todas com um caso cada. ‘Região do Km 8’ registra três casos ativos.
Em relação à taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são os seguintes: dos 20 leitos de UTI, sete estão ocupados (35%) e dos 20 leitos clínicos, sete também estão ocupados (35%). A taxa de ocupação geral é de 35%.
Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Porém, para outras emergências e/ou se apresentar sintomas compatíveis com a covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.