A travessia durou 55 minutos e foi realizada em um dos cenários mais impressionantes da Bahia
O atleta Matheus Vidal, conhecido como o “Mago do Equilíbrio” e natural de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, entrou para a história ao estabelecer um novo recorde mundial de waterline, modalidade do slackline praticada sobre a água. Ele percorreu 859 metros de fita sobre o Rio São Francisco, nos cânions de Paulo Afonso, superando a marca anterior de 750 metros, registrada na Itália em 2017.
A travessia foi realizada na terça-feira, 28 de outubro, e durou 55 minutos, em um dos cenários mais impressionantes da Bahia. Emocionado, Vidal destacou o orgulho de representar seu estado:
“Queria muito trazer este recorde para a Bahia. Os cânions do Velho Chico foram o cenário perfeito. É o meu segundo recorde quebrado neste ano, e estou muito feliz por essa conquista”, afirmou.
O atleta agradeceu o Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além da Prefeitura de Paulo Afonso, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e o vereador Valmir Rocha, pelo apoio ao projeto. Segundo ele, o incentivo estadual tem sido fundamental para que atletas baianos possam competir no exterior, com suporte em passagens e logística.

Vidal é tricampeão de highline na China (2023, 2024 e 2025), vice-campeão mundial na França, e já conquistou duas medalhas de bronze em mundiais. Em março, ele também quebrou outro recorde, ao atravessar 1.420 metros vendado, em Itatim, com trechos a mais de 150 metros de altura.
Fonte: Siga a Notícia / Vidal superou a marca anterior de 750 metros registrada na Itália em 2017. Imagem: Reprodução/Sudesb