James Earl Jones aposenta a voz de Darth Vader em futuros projetos da Star Wars

cultura

O ator não emprestará mais a sua icônica voz para o personagem, mas permitiu que produtora continue utilizando gravações e diálogos criados por meio de Inteligência Artificial

James Earl Jones, que há décadas fornece a voz icônica e ameaçadora de Darth Vader, não gravará novas falas para os próximos projetos de “Star Wars”.

Em vez disso, a voz de Jones viverá artificialmente por meio de um programa de IA que pode recriar sua voz, para que Vader possa oferecer novas linhas de diálogo e manter o som que o tornou um vilão amplamente temido, informou a “Vanity Fair”.

A startup ucraniana Respeecher foi encarregada de criar uma versão da voz de Jones como soava na trilogia original da recente minissérie do Disney+, “Obi-Wan Kenobi”, que ocorre vários anos depois que Anakin Skywalker se torna um lorde Sith.

Jones, de 91 anos, gravou pela última vez uma participação especial de Vader para a sequência de 2019, “A Ascensão Skywalker”, disse o editor de som Matthew Wood à “Vanity Fair”.

O ator assinou os planos da Lucasfilm de continuar usando sua voz para Vader nos próximos anos por meio de gravações de arquivo e novos diálogos criados por meio de IA, informou a agência.

“Ele mencionou que estava pensando em encerrar esse personagem em particular”, disse Wood à revista. “Então, como vamos seguir em frente?”.

Jones esteve envolvido durante todo o processo de aperfeiçoamento da voz de Vader para “Obi-Wan Kenobi”, disse Wood, ajudando a orientar as equipes envolvidas na recriação de seu som e mantendo-se atualizado sobre os planos da Lucasfilm para Vader no futuro.

A Lucasfilm reviveu as vozes de certos personagens através da IA ​​antes – a voz mais jovem de Luke Skywalker em “The Book of Boba Fett”, no Disney+, também foi ajustada pela Respeecher.

Em 2016, a Lucasfilm usou CGI para recriar o rosto do vilão Grand Moff Tarkin do falecido Peter Cushing para o filme prequel “Rogue One”, embora a voz do personagem tenha sido fornecida pelo ator Guy Henry e não por um programa de IA.

Jones, um ator premiado, dublou Vader desde “Uma Nova Esperança”, de 1977, embora seu papel não tenha sido creditado para esse projeto.

Desde então, ele fornece a voz de Vader em todos os projetos em que o personagem aparece, desde a trilogia original até a série animada “Star Wars Rebels”. Ele também é creditado como Vader em “Obi-Wan Kenobi”, embora não tenha gravado nenhum novo diálogo para o papel.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *