Duas cidades baianas terão novos cursos de Medicina. De acordo da Rede UniFTC, responsável pela da marca Centro Universitário de Excelência e Faculdade de Excelência (Unex), a partir deste trimestre, a instituição passará a ofertar a opção em suas unidades de Jequié e Vitória da Conquista. Atualmente, o curso já é ofertado nas cidades de Feira de Santana e Itabuna.
“Estamos investindo no futuro da saúde da Bahia e, por que não dizer, do Brasil. Ao consolidar os cursos em Feira de Santana e Itabuna, a Unex já se estabeleceu como uma instituição de excelência acadêmica. Agora, ao expandir para Vitória da Conquista e Jequié, reforçamos nosso compromisso com a formação de profissionais éticos e competentes, preparados para os desafios da prática médica e da saúde em geral”, declara William Oliveira, Presidente do Grupo Educacional.
Segundo a Unex, a conquista institucional celebra o impacto positivo que essa expansão terá na sociedade. “Ao proporcionar oportunidades de formação médica de qualidade em diversas regiões, a instituição contribui para o desenvolvimento de uma força de trabalho mais capacitada e comprometida com a saúde e o bem-estar da população baiana”, disse a instituição em nota.
“É uma honra representar a Unex nesse momento tão significativo para a educação médica na Bahia. Ao chegar ao primeiro trimestre com essa grande notícia da oferta do curso de Medicina, a Unex reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos e competentes. A expansão para Vitória da Conquista é um passo estratégico, e estamos ansiosos para receber os futuros médicos que irão moldar o cenário da saúde em nossa comunidade e além”, diz o reitor da unidade Unex de Vitória da Conquista, Renato Cabral.
Para a diretora da unidade Unex de Jequié, Milena Bahiense, o momento representa mais um marco na história da instituição. “Jequié está prestes a viver uma revolução na educação médica, e nós estamos na vanguarda desse movimento. Estamos proporcionando uma oportunidade única para os jovens da região realizarem seus sonhos sem precisar se deslocar para longe. Temos uma história rica em excelência acadêmica, e ao trazer o curso de Medicina, estamos alinhados com nossa missão de oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros médicos para os desafios da prática clínica. Estou entusiasmada para ver o impacto positivo dessa iniciativa”, conta ela.
“É com grande satisfação que compartilho a alegria e o orgulho que permeiam este momento para a Unex. Ao coordenar os cursos de Medicina em nossas quatro unidades na Bahia, testemunho o compromisso da instituição em oferecer uma formação médica de excelência. Nossa abordagem pedagógica, centrada no estudante e enraizada na resolução de problemas, aliada às metodologias ativas, visa desenvolver profissionais completos, capazes de enfrentar os desafios dinâmicos da prática médica. Estamos construindo não apenas profissionais competentes, mas agentes de transformação para o cenário de saúde da Bahia e do país”, declara o coordenador geral dos cursos de Medicina da Unex, Lino Sieiro Netto.
Ainda segundo a instituição, o curso de Medicina destaca-se por seu modelo pedagógico personalizado, utilização de metodologias ativas, a exemplo do PBL – estudo baseado na resolução de problemas. Essa abordagem integrada, aliada à sólida base teórica, permite que os estudantes desenvolvam competências técnicas, éticas e humanísticas fundamentais para o exercício da Medicina.
A Unex destaca também que possui parcerias de excelência com instituições de saúde e hospitais, proporcionando aos alunos aulas práticas desde o primeiro semestre, oportunidades de estágio e vivência junto à comunidade. Essa abordagem enriquece a formação dos alunos, preparando-os para a realidade profissional.
Fonte: Agência Sertão / Imagem Ilustrativa | VitalikRadko