Jogo de tabuleiro, desenvolvido por estudantes baianos, é selecionado para a MILSET Brasil

Bahia educação

O projeto “Conectados: Explorando os Efeitos das Telas na Saúde Mental Juvenil”, desenvolvido pelos estudantes Guilherme de Jesus Fraga e Arthur Vitório Martins Santos, do Colégio Estadual da Bahia Central, em Salvador, sob orientação das professoras Fernanda Pereira e Valéria Danielly, será destaque na Expo Nacional MILSET Brasil 2024, que acontecerá entre 11 e 15 de maio, em Fortaleza. A pesquisa surgiu a partir do interesse dos estudantes em investigar o impacto do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na vida dos jovens, levando-os a criar o jogo de tabuleiro “Connect”, uma ferramenta educativa que estimula a reflexão sobre o equilíbrio no uso da tecnologia.

A pesquisa surgiu da observação do uso frequente de celulares em sala de aula e da preocupação com seus efeitos na saúde mental dos adolescentes. Para entender essa relação, Guilherme e Arthur aplicaram questionários e entrevistas com seus colegas, analisando o tempo de tela e seus efeitos no comportamento e nas emoções dos jovens. “Com a pesquisa, percebemos que o excesso de telas está diretamente ligado a questões como ansiedade, depressão e dificuldades de concentração. Queríamos uma forma de conscientizar sobre isso sem impor regras, mas estimulando o diálogo”, explicou Arthur.

Pensando nisso, os estudantes desenvolveram o jogo de tabuleiro “Connect”, que propõe desafios e perguntas sobre hábitos digitais saudáveis. Os jogadores avançam no tabuleiro ao refletirem sobre temas como controle do tempo de uso, impacto das redes sociais e alternativas para reduzir a dependência tecnológica. O jogo inclui ainda cartas com situações-problema que incentivam discussões entre os participantes. “Escolher um jogo de tabuleiro faz sentido porque ele cria um momento interativo sem precisar dos eletrônicos. Nosso objetivo era criar uma experiência divertida, mas que ao mesmo tempo fizesse o jovem pensar sobre seus hábitos, além de contribuir para o entendimento da Lei 15.100, sobre o uso dos dispositivos na escola”, destacou Guilherme.

Com sua abordagem inovadora, o projeto conquistou reconhecimento em eventos nacionais e internacionais, como o Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnologia das Esmeraldas (Campo Formoso-BA), a Feira de Ciências e Inovação da Bahia (Salvador-BA), o Encuentro Internacional de Semilleros de Investigación (ENISI) (Barranquilla, Colômbia), a Feira de Ciências e Cultura (Catu-BA) e a Mostra DIC. Agora, o projeto “Conectados: Explorando os Efeitos das Telas na Saúde Mental Juvenil”, será apresentado na MILSET Brasil, uma das maiores feiras científicas do país. Durante o evento, os estudantes terão a oportunidade de expor o trabalho para pesquisadores, professores e outros jovens cientistas. “Eu estou bem ansioso para participar do evento. Espero me sair bem na apresentação do nosso projeto e impressionar o público com a nossa proposta”, afirmou Guilherme.

Fonte: Elisabeth Guerra – Ascom SEC / Foto: Guilherme Fraga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *