José Carlos Oliveira, (Carlinhos Baiano) é o homenageado desta semana do quadro ”Personalidade da Semana”

Bahia cidades Ipirá Personalidade da Semana

Por Portal Ipirá City

José Carlos Oliveira (Carlinhos Baiano), natural de Ipirá, filho do Sr. José João de Oliveira (Zé Baiano), e Dona Maria Gomes de Matos, nascido na Zona Rural veio morar na cidade com 02 anos, aqui cresceu, estudou e começou a trabalhar no comércio com 14 anos.

Trabalhou em, Lanchonete, sorveteria, Casa Comercial de Ferragens, Supermercado, e na Selaria Rio do Peixe, do Sr. Ernestino Galdino. Durante a adolescência, foi vendedor de picolé, coco, uva, maçã e ajudava seu pai, na barraca de cereais e depois, vendendo requeijão no velho mercado, mas nunca deixou de estudar.

” Estudei no Polivalente e no Colégio Normal-Cenecista, onde conclui a 8.ª série e o segundo grau. Durante o curso secundarista, fiz parte de Grêmio Estudantil, fui ativista estudantil incentivado por José Alberto Costa, Bel de Jarinho, e os Estudantes da Casa do Estudante, AEIPI, em Salvador, ajudamos na fundação do movimento estudantil Ipiraense, Liderado pelos companheiros do MDB e PC do B da Capital. Em 1979, devido à dificuldade de emprego em Salvador, optei por morar em S. Paulo, a convite de um amigo e ex-colega de trabalho, o qual me incentivou, cuja mudança foi bem sucedida, e em 11 dias na capital Paulista, consegui arranjar 05 empregos, desde Bancos particulares, à Indústria, Fui admitido no Departamento de Contabilidade da CEIL BOZZANO, na qual ingressei no início de 1979, iniciei como Aux. Contábil, e depois de 1 ano e meio fui promovido ao Cargo de Operador Contábil, do Depto. De processamento de Dados-CPD, operando modernos computadores, em cujo setor processávamos a contabilidade da empresa, com representação em todo Brasil. Depois de 02 anos na Capital Paulista, Ingressei na Faculdade de Direito da F.M.U — Faculdades Metropolitanas Unidas, concluí o Curso de Direito em 1986, e no mesmo ano, fui aprovado no exame da OAB-SP, passei a exercer a Advocacia, advoguei em S.Paulo até início de 1987, quando resolvi voltar para a minha terra querida Ipirá, cidade que amo e escolhi para viver. ”

Em Ipirá Carlinhos estabeleceu sua banca de Advocacia, independente, advogando principalmente para os mais pobres, e em defesa do povo, sendo um dos primeiros trabalhos em favor da comunidade, um Processo contra a Coelba, para excluir a Cobrança da TIP-Taxa de Iluminação Pública das Faturas de energia dos consumidores individuais, Ação Coletiva, Que Fez Gratuitamente, beneficiando toda a população do município, além de atuar assessorando o STRI, a Frente Cooperativista, composta pelos companheiros do PC do B e do PT. foi Advogado da FETAG-BA, assessorou e defendeu os trabalhadores rurais junto aos Sindicatos de Ipirá, Serra Preta, Ipecaetá, Pintadas, Baixa Grande, Mairi, V. Roça, Mundo Novo, Piritiba, e Tapiramutá, ficando à disposição de Ipirá e dando plantões em cada um deles até 1992, cujo período Defendeu Posseiros, Movimentos e lutas de Reforma Agrária na Região, prestando assistência aos Assentamentos, efetuamos inúmeras Reintegrações de Posse. Nos anos de 1992 a 1997, além de atuar em Defesa dos trabalhadores rurais, atuou em Defesa dos Servidores Públicos Municipais, Reintegrando quase uma centena de Servidores do Município de Ipirá, e mais de 300, em Baixa Grande. A partir de 1997, foi Procurador Municipal, de Pintadas, por 11 anos, nas Gestões de Neusa Cadore e Valcy Rios, em 2005, Acessor Jurídico do Município de Baixa Grande. Durante as Gestões do Ex-Prefeito Gilvan Rios até 2012, e Procurador municipal, na Gestão do Ex-Prefeito Pedro Lima Neto, este último Cargo até 2016.

”Continuo atuante no Exercício da Advocacia, nas áreas de Direito Civil, Consumidor, Trabalhista, Previdenciário e Direito Administrativo, tendo experiencia acumulada e conhecimento do Direito Público e da Administração.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *