Por Portal Ipirá City – Gleidson Souza
José Navarro Sampaio, (Zezinho de Ranulfo) nasceu em Ipirá-BA, começou a jogar bola muito novo dos 14/15 anos. Meados do ano de 1954 e parou novo também por contusões aos 30 anos, seu primeiro time foi o ”Andu” do saudoso Xadú, passou por Elite, pelo Grêmio do saudoso ”Zé Baáu”, varias vezes defendeu por várias vezes as Seleções de Ipirá e Itaberaba, foi Artilheiro por várias oportunidades no campeonato de Ipirá, Zezinho era um jogador polivalente jogava de meia direita, meia esquerda, ponta direita, ponta esquerda e até quando faltava goleiro, ele ia e dava conta do recado.
Como não poderia deixar de Lembrar que também Zezinho foi técnico do (Elite), Seleção de Ipirá e do Operário, além de participar por vezes como árbitro dr futebol; jogou com muitos atletas conhecidos da época como: Zé Cumbuca, Ramiro Derneval Policia, Bandinho, Zelito de Maroto, Bibita, Manelito e outros.
Zezinho foi convidado por várias ocasiões para atuar em times profissionais, mas pela dificuldade á época, não teve esse prazer e também seus pais não deixavam. Além, de jogar bola Zezinho foi um grande Pedreiro aqui de Ipirá, também deixou seus frutos no futebol Ipiraense seus filhos conhecidos em Ipirá e Região, por meio do futebol… Ney (Jogou no Vitória, Botafogo/PB e outros clubes) e Juka Bala o atacante amador de Ipirá e Região.
O Ipirá City, não poderia deixar de homenagear Zezinho de Ranulfo, de mostrar um pouco da sua trajetória, este sendo um dos maiores ídolos do futebol Ipiraense.