Por Jaqueline Ferreira
Vão apoiar o candidato o PL, PMB, PMN, PRTB, PRD, Republicanos, Solidariedade, PSDB, Cidadania e Democracia Cristã.
Na terça-feira (30), o pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, realizou uma convenção partidária para oficializar a candidatura e o apoio dos partidos nas eleições municipais de 2024. O evento aconteceu no espaço Ária Hall, na Avenida Presidente Dutra, e contou com a presença de diversos políticos, como o ex-deputado federal João Roma e do atual e ex-prefeito de Salvador, Bruno Reis e ACM Neto, respectivamente.
Além do partido de José Ronaldo, o União Brasil, os partidos que vão apoiar o candidato são o PL, PMB, PMN, PRTB, PRD, Republicanos, Solidariedade, PSDB, Cidadania e Democracia Cristã.
Pablo Roberto, vice-candidato oficializado ao lado de José Ronaldo, fez em seu discurso uma análise da sua trajetória até decidir concorrer ao pleito.
“Tudo valeu a pena, ter lutado tanto, trabalhado tanto desde a época do movimento estudantil. Depois do juizado da infância e juventude, depois como gestor do Melo Matos, que é uma unidade que trabalha com adolescentes infratores, eu como gerente também da unidade. Fui vereador em duas oportunidades aqui na cidade, secretário municipal também em três pastas importantes de Feira, como de Agricultura, Desenvolvimento Social e de Prevenção à Violência. Fui deputado estadual com muito orgulho representando Feira de Santana e a Bahia e, estar aqui hoje, nesse palco com tantos amigos ao lado de Zé Ronaldo dando uma verdadeira demonstração de que nessa eleição vai vencer um amor por Feira de Santana”, declarou.
José Ronaldo fez um discurso dizendo que as pessoas clamam por experiência, mas também por novas ideias, o que ele e Pablo devem trazer em sua gestão.
“Eu vejo uma oportunidade de combinar o melhor dos dois mundos. Experiência e juventude para avançar com inovação e irresponsabilidade. A vida só pode ser focada, olhando para trás. Mas só pode ser vivido olhando para frente. Vamos unir a sabedoria. Vamos unir a experiência. Conta com a energia vibrante da juventude, promovendo as mudanças necessárias ao lado de quem ergue nossa cidade todos os dias, que são vocês”, declarou.
Sobre a ausência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na convenção, José Ronaldo disse que faz parte da política e que ele respeita a posição de todos os integrantes do partido. “A decisão parte de cada partido. Fizeram também a convenção hoje para a chapa de vereadores e é isso aí”.
Sobre o apoio de Bruno Reis, José Ronaldo salientou que é uma honra, pois ele é um dos “prefeitos mais bem avaliados do país e seu amigo pessoal”. Sobre ACM Neto, ele também agradeceu o apoio, dizendo que ele “é uma pessoa que faz parte do partido e que tem uma grande experiência na vida e é sempre um grande prazer ter a presença dele”.
O ex-prefeito ainda disse que está muito emocionado com toda essa recepção e pelo amor que ele tem pela cidade. Ele revelou que já visitou mais de 90% dos bairros da cidade este ano e que o plano de governo também já está pronto para ser apresentado.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, também esteve presente e falou ao Acorda Cidade sobre a importância dos partidos se alinharem ao candidato.
“Teremos uma campanha muito propositiva para que nós possamos ter os melhores que têm maior compromisso com o povo de nossa terra. E Pablo e Zé Ronaldo são aqueles que unem a experiência com as novidades. Esse tipo de união é extremamente importante para mostrarmos ao povo que unimos a união do próprio povo para o crescimento e desenvolvimento da nossa terra”, disse o prefeito de Feira.
Em entrevista coletiva, Bruno Reis, atual prefeito de Salvador, disse que José Ronaldo é um grande exemplo de político e, que hoje, ele apresenta os melhores nomes para comandar a cidade nos próximos anos. Além de confirmar o apoio, ele declarou que a chapa vai sair vitoriosa no 1º turno.
“Hoje reunimos a melhor chapa que nós poderemos ter, os nomes que se complementam. Então, Zé Ronaldo traz a experiência, a vivência na gestão aliada a Pablo, que traz a renovação política, a garra da juventude. Tenho certeza de que essa foi a melhor chapa que nós poderíamos apresentar para Feira de Santana. Estamos apresentando o que há de melhor e agora está na mão de Deus e na mão do povo e com certeza vamos vencer as eleições no primeiro turno em Feira de Santana”, disse Bruno Reis.
Entre os apoios confirmados, o PDT não estava entre os nomes para apoiar José Ronaldo. Sobre o assunto, Bruno disse: “Eu tenho certeza de que o PDT, como teve juízes em Salvador escolhendo o melhor para governar a cidade, aqui em Feira, vamos permanecer juntos”.
João Roma, ex-deputado e presidente do PL no estado, também oficializou o apoio a José Ronaldo durante o evento e reforçou o apoio do Capitão Alden, que desistiu do pleito para apoiar José Ronaldo.
“Esse respeito se dá em especial pelo amor que ele tem por essa gente. Ele é atencioso. Dá gosto de ver a maneira como ele trata cada um dos assuntos com carinho e com atenção às pessoas. Se quer um governo que cuide de gente, aqui está José Ronaldo de Carvalho e fico feliz, muito feliz de chegar aqui com todos os partidos aqui constituídos. Aqui está o prefeito de Salvador, o ex-prefeito, todos os colegas partidários, aqui está o capitão Alden que poderia estar nessa disputa legítima, mas que percebeu quem de fato estava em melhores condições de representar cada um de vocês”.
Em seu discurso, João Roma elogiou Pablo Roberto e disse que o vice-candidato escolhido por José Ronaldo foi gigante ao desistir da campanha para se aliar ao ex-prefeito.
“Ele também com todos os seus méritos, um jovem de valor dedicado e que também percebeu e teve essa grandeza, parabéns, Pablo! Parabéns, porque é assim que se faz política maiúscula. Política não se faz espantando, se faz agregando forças”, disse Roma.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, também discursou durante a convenção. Ele ressaltou o quanto as eleições em Feira de Santana são importantes para todo o estado e elogiou a disposição de José Ronaldo para comparecer em tantos eventos, em pouco tempo.
“José Ronaldo, a essa altura da vida, podia estar descansando, podia estar com a sua família, cuidando dos seus netos, mas não, ele sabe que Feira chama por ele. A competência desse homem, a capacidade como gestor, habilidade política, tudo isso já foi comprovado e é exatamente por isso que surge o chamado para ele voltar a Prefeitura de Feira de Santana e dessa vez, Zé Ronaldo chega ainda mais fortalecido porque ao lado dele ele contará com a presença e com o apoio permanente do futuro vice-prefeito, este grande deputado estadual que é Pablo Roberto. Eu queria, Pablo, te parabenizar porque você reunia condições para ser candidato a prefeito de Feira de Santana”, disse ACM.
Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade / Foto: Ed Santos/Acorda Cidade