Por Jaqueline Ferreira
Nesta segunda-feira (5), termina o prazo dos partidos para oficializar o apoio aos candidatos que vão concorrer nas eleições de 2024.
Na manhã do domingo (4), José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) anunciou o apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT) a sua candidatura à prefeitura de Feira de Santana. O comunicado aconteceu no Ibis Hotel ao lado do vice candidato, Pablo Roberto (PSDB) e do presidente do diretório municipal do PDT, Silvano Alves.
O apoio do partido estava sendo cogitado nos bastidores da política, mas após a convenção de José Ronaldo na última terça-feira (30) e a ausência do PDT no evento, restava uma posição por parte do partido.
Desde o anúncio de Pablo Roberto para vice, os ânimos entre as bases estavam estremecidos. A cúpula do partido chegou a reavaliar o apoio a José Ronaldo e abriu diálogo com o candidato José Neto, do PT. Os nomes do empresário Zé Chico e do ex-secretário municipal Sérgio Carneiro eram as indicações.
Após muito diálogo, José Ronaldo reuniu sua base, os representantes do partido e anunciou a parceria neste domingo. Ao Acorda Cidade, Ronaldo explicou como reverteu o quadro e trouxe de volta a aliança com o PDT. Ele agradeceu a todos os dirigentes do partido pela decisão, inclusive, ao presidente no estado, Félix Mendonça Júnior.
“Foi um amplo diálogo que aconteceu nesses últimos dias, um diálogo feito com muita responsabilidade que realizamos com todos eles e quero aqui mais uma vez agradecer a todos e graças a Deus a união nossa foi mantida aqui em Feira de Santana. Neste domingo pela manhã tivemos a presença de 100% dos candidatos à Câmara Municipal do PDT e vocês viram a manifestação muito bonita de todos os candidatos a vereadores, felizes com a decisão da manutenção da nossa coligação”, declarou José Ronaldo.
O candidato ressaltou a importância de manter o apoio nas eleições de 2024, que será sua tentativa de reeleição, mais uma vez encenando uma grande disputa contra o opositor do PT.
“É importante a manutenção dessa coligação em Feira de Santana. Está aqui também o nosso Zé Chico filiado ao PDT. E é uma pessoa que tem me ajudado muito no processo político que estou envolvido. Então, muito obrigado a todos, a todos do PDT e vamos à luta e vamos em busca da vitória”.
Sobre os rumores do Partido Republicanos deixar a base do candidato, ele disse que está ciente, mas apenas por uma nota que leu na imprensa, e que ainda não há nenhuma informação ou diálogo do partido quanto ao assunto.
“A minha relação com os Republicanos têm sido muito boa com o presidente local, o vereador Eli, inclusive, tivemos reunião sexta-feira a tarde, uma reunião muito tranquila, sem nenhuma anormalidade, conversei ontem e neste domingo pela manhã também com o deputado Arimatéia não vi nenhuma anormalidade e também não vi do presidente estadual e líder do partido no estado da Bahia, o deputado federal Márcio Marinho nenhuma manifestação nesse sentido”.
Sobre o assunto, José Ronaldo ainda acrescentou que quem fala pelos partidos são seus dirigentes. “Eu não falo nem pelo meu partido porque eu não sou dirigente do partido. Então, quem fala pelos partidos são os dirigentes”.
Nesta segunda-feira (5), termina o prazo dos partidos para oficializar o apoio aos candidatos que vão concorrer nas eleições de 2024. José Ronaldo disse que não acredita que outras alianças surjam até amanhã, mas que vai trabalhar para manter os seus apoios.
“Não acredito nem estou pensando, a minha satisfação é manter todos aqueles que estão desde o início nos apoiando e hoje com muita alegria essa manutenção do PDT na nossa coligação”.
Silvano Alves, presidente municipal do PDT explicou em entrevista o motivo da demora para anunciar o apoio a José Ronaldo.
“Não podemos dizer que houve demora, houve um momento de reflexão onde nós convidamos os militantes do PDT, nosso amigo Zé Chico, todos os candidatos a vereadores e fizemos a nossa convenção na terça-feira passada. O próprio diretório estadual, nacional, nos solicitou para que nós refletíssemos melhor a posição do partido e o Ronaldo teve todo esse bom senso de esperar e aqui agora estamos nos posicionando depois de ouvir as bases”.
Segundo Silvano, o diálogo com toda a cúpula foi o que pesou na decisão.
“O PDT tem uma tradição de ouvir os seus filiados, conversamos um a um, com todos os candidatos a vereadores e em consenso de apoiar o Ronaldo, partiu também desse sentimento de coletividade dos próprios candidatos, ouvindo o nosso amigo Zé Chico, a direção do partido, o PDT tem essa harmonia de seguir sempre a orientação do partido, sinalizamos isso para o nacional, para o estadual e o partido acabou deliberando, já que o sentimento de Feira de Santana é continuar essa aliança com o Ronaldo”.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade / Foto: Ney Silva/Acorda Cidade