Levantamento sem registro tem soma de 103% nos percentuais dos pré-candidatos citados
A Justiça Eleitoral em Monte Santo multou em R$ 53,2 mil o presidente municipal do Republicanos, Zaqueu Matos, pela divulgação de uma pesquisa falsa e sem registro. Zaqueu é irmão da prefeita Silvania Matos (PSB), pré-candidata à reeleição. A decisão é do juiz Lucas Carvalho Sampaio, da 50ª Zona Eleitoral.
O magistrado também aplicou multa no mesmo valor a Márcio Quintino Silva, que ocupa cargo de confiança como assessor da prefeitura.
Divulgada nas redes sociais de Zaqueu com uma foto da prefeita, a pesquisa fraudulenta apontava Silvania Matos na liderança da corrida eleitoral. Quando se contabiliza o percentual dos pré-candidatos relacionados, porém, a soma ultrapassa em três pontos percentuais a casa dos 100%.
A suposta sondagem não tinha o nome do instituto responsável nem havia sido registrada na Justiça Eleitoral. Ou seja, segundo o diretório local do PP, o objetivo foi tentar manipular o eleitorado do município com a divulgação de um cenário que não é real.
Dessa forma, há perfeita subsunção de suas condutas ao ilícito eleitoral”, assinalou o magistrado.
Em denúncia formulada por uma comissão provisória, a sigla progressista também pediu a punição da prefeita, o que foi negado pelo juiz do caso. Ele entendeu que, embora tenha sido beneficiado pelo levantamento, Silvania Matos não o compartilhou.
O PP em Monte Santo apoia a pré-candidatura da vice-prefeita Itácia Andrade (MDB), assim como o PDT. Itácia, rompida com Silvania, conseguiu unir a oposição na cidade e ao ex-prefeito Everaldo Joel (Avante).
Fonte: Bahia.ba / Foto: Reprodução/Facebook/silvaniamatosms