- ESPN.com.br – Domingo, 19 de maio de 2024
Foi um domingo (19) de sentimentos mistos em Anfield: tristeza, alegria, gratidão e lamento. Depois de nove anos e oito títulos, Jürgen Klopp comandou o Liverpool pela última vez nesta passagem. O alemão, que recebeu mosaico e homenagens da torcida, se emocionou e se despediu do clube com vitória por 2 a 0 sobre o Wolverhampton, com gols de Mac Allister e Quansah, na última rodada da Premier League.
Klopp entrou em campo junto com a equipe, ocupando a última posição na fila de jogadores. Cumprimentou quem viu pela frente e ouviu o canto de ‘You’ll never walk alone’ vindo de uma arquibancada cheia de referências a ele. Em cada gol, abriu um — até tímido — sorriso de contemplação.
Em campo, os Reds, que já tinham a terceira colocação garantida, jogaram para valer. A expulsão de Semedo, dos Wolves, aos 26 minutos do primeiro tempo, deixou as coisas ainda mais fáceis.
Primeiro tempo vira ataque contra defesa
O duelo começou sem tanto domínio do Liverpool, mas o time de Klopp, aos poucos, foi assumindo o protagonismo. Aos 12, o zagueiro Virgil van Dijk arriscou um chute da intermediária, mas a bola saiu sem muita força, no meio do gol, e José Sá fez uma defesa fácil. Aos 14, em jogada parecida, foi a vez de Luis Díaz tentar e parar no goleiro.
A única boa chance do Wolverhampton, que poderia ter mudado o rumo do jogo, foi aos 16. Após bate e rebate no campo de defesa, os Wolves saíram em contra-ataque puxado pelo brasileiro Matheus Cunha, que fez bom lançamento para Hwang. O sul-coreano finalizou e Alisson triscou na bola, mandando para escanteio.
O lance que de fato mudou a partida aconteceu dez minutos depois. Em uma jogada no meio de campo, Nelson Semedo deu uma entrada dura em Mac Allister, de sola e por cima, e fez falta. O árbitro, a princípio, mostrou apenas amarelo. Após ser chamado para revisar pelo VAR, porém, mudou a cor do cartão e expulsou o jogador.
Pouco depois, aos 33, o próprio Mac Allister abriu o placar para o Liverpool. O argentino recebeu cruzamento de Elliot, pela direita, e cabeceou firme para o fundo do gol.
Com um a mais, os Reds assumiram o controle da partida, que virou ataque contra defesa. José Sá ainda conseguiu duas boas defesas, mas não evitou o segundo gol. Aos 39, após cobrança de escanteio, Gakpo desviou de cabeça, Salah chutou no rebote e o zagueiro Quansah apareceu para completar e ampliar o placar.
A primeira etapa terminou até barata para o Wolverhampton.
Segunda etapa tem pressão, mas placar não aumenta
O segundo tempo começou da mesma forma. No primeiro minuto, Mac Allister balançou a rede, o que seria o terceiro gol. A arbitragem marcou saída de bola pela linha de fundo no começo da jogada e anulou.
O Liverpool continuou em cima do Wolverhampton. Com 15 minutos, já eram 24 finalizações, sendo dez no alvo. A mais perigosa até então aconteceu aos quatro. José Sá saiu mal, Gakpo limpou o goleiro e tocou para o meio. Luis Díaz finalizou com o gol aberto, mas a bola acertou o travessão, bateu na linha e escapou. No banco, Klopp escondeu o rosto com o boné.
Alisson, goleiro dos Reds, via o jogo quase como um espectador, enquanto, no ataque, a equipe mandante continuava criando chances.
O Wolverhampton teve uma chance de diminuir aos 22 minutos. Em descida pela direita, Matheus Cunha tocou para Aït-Nouri, que depois de limpar Alexander-Arnold e Alisson, devolveu. O brasileiro demorou para finalizar e parou na marcação.
Os Reds responderam na sequência. Salah aproveitou uma sobra dentro da área e buscou o ângulo. José Sá apareceu mais uma vez e fez ótima defesa.
A primeira grande exigência para Alisson na partida foi com quase 40 minutos. Pedro Neto, em cobrança de falta, levou perigo, mas o brasileiro fez grande defesa. Na sequência do lance, Doyle cruzou para Doherty, que cabeceou para o fundo do gol. A arbitragem marcou impedimento e anulou.
Nos acréscimos, a torcida do Liverpool passou a cantar ainda mais forte. Klopp, sentado, se dividia entre risos e emoção, após acompanhar mais de 35 finalizações de sua equipe.
A passagem foi encerrada com vitória, três pontos, festa e chave de ouro.
Classificação final na Premier League
Liverpool: 3º lugar, com 82 pontos
Wolverhampton: 14º lugar, com 46 pontos
Fonte: ESPN / Klopp recebe carinho da torcida do Liverpool na despedida em Anfield Getty Images