Segunda-Feira, 24/07/2023 – 22h44
Por Leandro Aragão
O Vitória bateu a Chapecoense por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (24), no Barradão, pela 19ª rodada da Série B. Com o resultado, o Leão reassumiu a liderança da tabela de classificação e conquistou o título simbólico do 1º turno da Série B. O técnico Léo Condé disse que o Rubro-Negro sai “muito fortalecido” dentro da competição.
“Motivo de satisfação, competição tão difícil, responsabilidade grande dirigir uma equipe tão tradicional do futebol brasileiro. Não caí aqui de paraquedas, cheguei porque fiz bons trabalhos. São 20 anos trabalhando como treinador de futebol. Às vezes resultados não vem, mas no dia a dia a gente trabalha da mesma forma, independente das vitórias e das derrotas, temos que saber lidar com a situação. Estamos muito fortalecidos aqui, terminou a primeira parte, mas tem um segundo turno muito difícil e complicado. Temos várias equipes brigando pelo acesso, não só em termos de pontuação como também de desenvolvimento de bom jogo. Espero que a gente possa concretizar o que traçamos desde o início”, afirmou na entrevista coletiva.
Léo Condé explicou a leitura de jogo que fez. Ainda no primeiro tempo, o treinador foi obrigado a fazer uma mudança por questão médica, ao perder o lesionado Osvaldo. Para a vaga, ele colocou Léo Gamalho, autor do gol da vitória.
“Um jogo muito complicado. Primeiro, difícil entender como a Chapecoense tem pontuação tão baixa, é uma boa equipe, bem treinada. Eles surpreenderam na formação, com três zagueiros, e o Nazário passou a trabalhar por dentro, Pavani na organização da saída de bola. Tivemos dificuldade de encaixar melhor marcação neles, eles conseguiram construir boas jogadas, boa saída de bola. E aí o segundo ponto que a gente pecou, acelerando no primeiro tempo. E eles baixaram a linha de marcação para induzir o nosso erro pelo meio. A gente observou isso, ajustou nos minutos finais do primeiro tempo, mas no intervalo melhoramos marcação, entrada do Rodrigo, liberando Dudu para segundo volante. Entrada do Matheusinho deu controle do jogo, faltou mais calma no penúltimo passe, poderia ter feito melhor escolha no passe. Mas no segundo tempo a gente foi merecedor. E o gol não saía, ficamos ansiosos e quase sofremos o gol. Mas que bom que fizemos o gol, bom cruzamento do Mateus para o Léo. Conseguimos vencer jogo tão difícil e terminar no primeiro lugar”, analisou.
Léo Gamalho passou por dois momentos de superação. No início da temporada, ele sofreu um corte no braço e quase perdeu os movimentos da mão, precisando passar por cirurgia. Depois, o atleta foi diagnosticado com câncer de pele e foi submetido a nova intervenção cirúrgia para conseguir se curar.
“Ficamos felizes por tudo o que ele passou. Talvez foi até um pouco precipitado naquele jogo contra o Vila, a gente ter colocado ele para jogar. Como tivemos um tempo de preparação maior, achei que ele já estava apto para jogar, mas não conseguiu se movimentar tão bem. Demos uma recuada e deixamos ele trabalhando um pouco mais. Hoje ele teve oportunidade de entrar. É um jogador definidor e precisava de uma boa oportunidade. Teve umas duas ou três e quase tinha feito gol antes. A gente fica feliz por tudo que ele passou e ter feito um gol tão importante como foi nesse jogo”, comentou.
O Vitória é líder da Série B com 37 pontos, um a mais do que o Novorizontino, que ocupa o segundo lugar, e três à frente do Criciúma, que é o quinto colocado e está fora do G-4. No próximo domingo (30), às 18h, o Leão visita a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, pela 20ª rodada. A Macaca é a 13ª com 22.
Fonte: Bahia Notícias