Líder no Norte e Nordeste, Salvador acumula 17.979 novas vagas de emprego em 2024

cidades economia

Salvador já acumula 17.979 novas vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024 e mantém a liderança no Norte e Nordeste, ocupando ainda a quarta posição nacional entre os municípios que mais criaram postos de trabalho. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a capital baiana voltou a registrar saldo positivo em março (3.595), com 26.088 admissões e 22.493 desligamentos.

Entre as regiões Norte e Nordeste, Salvador registrou mais que o dobro de novas vagas de emprego geradas em relação à segunda colocada (Fortaleza, com 8.880). Em relação ao primeiro trimestre de 2023, a capital baiana teve um aumento de mais de 300% em relação à criação de novos postos de trabalho. Entre janeiro e março do ano passado, o saldo positivo foi de 4.316, contra os 17.979 de 2024.

No primeiro trimestre deste ano, o grande destaque em Salvador foi o setor de serviços, que registrou saldo positivo de 16.554 novos postos de trabalho. A construção civil aparece com 2.298 novos empregos formais, seguida pelo setor da saúde, com 1.910 postos de trabalho, e pela educação, com saldo positivo de 1.774.

secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, comemorou o resultado e afirmou que o crescimento na geração de novos postos de trabalho em Salvador é fruto de um conjunto de medidas adotadas pela prefeitura nos últimos anos. Ela cita como exemplo o programa Invista Salvador, que já atendeu a mais de 40 empresas e tem viabilizado diversos investimentos, a exemplo da chegada da primeira loja da gigante francesa Leroy Merlin à capital baiana.

“Nossa gestão tem se empenhado em criar um ambiente propício para o investimento e a geração de empregos em Salvador. O programa Invista Salvador tem sido um importante catalisador desse processo, atraindo investimentos e estimulando o crescimento econômico em nossa cidade. Por meio de medidas de desburocratização e incentivos fiscais, estamos facilitando a vida dos empreendedores e criando novas oportunidades de negócios”, ressaltou.

A secretária ainda citou ações voltadas para a desburocratização, como o decreto que aumenta para 767 o número de atividades consideradas de “baixo risco”, facilitando a vida de quem quer investir. Além disso, o tempo para abertura de empresas na capital baiana é de quatro horas, um dos menores do país.

“Além disso, temos investido na capacitação da mão de obra local por meio de programas como o Treinar Pra Empregar, que já beneficiou mais de 57 mil pessoas. Acreditamos que a qualificação profissional é fundamental para garantir a empregabilidade e a inserção no mercado de trabalho”, acrescentou Mila Paes.

Novos resultados
Para Mila Paes, Salvador deverá manter a tendência de crescimento da geração de novas vagas de trabalho graças a medidas anunciadas recentemente pela Prefeitura. Ela cita, como exemplo, o recém iniciado programa Geração SSA, que oferece qualificação em carreiras do futuro para jovens entre 16 e 25 anos, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo.

Além disso, há também o Programa Renova Centro, o Programa de Incentivos Fiscais e Econômicos para Desenvolvimento de Novos Polos Logísticos e o Programa de Incentivo à Atividade Imobiliária. Sobre a capacitação, o Treinar Pra Empregar deve atender a mais de 22 mil pessoas em 2024.

“Vamos ter resultados ainda mais positivos com esse conjunto de medidas lançadas recentemente. Todas estas iniciativas vão promover ainda mais o desenvolvimento da nossa economia e, consequentemente, vão criar ainda mais empregos. A Prefeitura vai continuar trabalhando para promover o crescimento econômico e gerar ainda mais oportunidades de emprego para a população de Salvador”, frisou.

Fonte: Alô alô Bahia / Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *