Lilia Gonçalves Monteiro, nasceu em Ipirá, em 19 de novembro de 1982, filha do Sr. Darlan Oliveira Ribeiro e da Senhora Zildete Santos Gonçalves teve uma infância difícil, apesar de nunca ter passado fome, mas havia muitos obstáculos. Seu pai, não a deixava ficar na rua de bobeira, assim também era com seus 4 irmãos e 3 irmãs.
A mãe de Lilia, colocava barraca na rua e seu pai era pedreiro, seus 4 irmãos carregavam carrinho de mão; ela e as irmãs ajudavam nas tarefas de casa. Passado um tempo, a sua irmã mais velha consegui um emprego. E foi aí então que a situação da família começou a melhorar.
A sua infância foi passada na rua Agnaldo Lima, onde começou trabalhar muito cedo aos 15 anos. Onde conciliava o estudo com o trabalho. Sobre sua educação uma das escolas em que Lilia estudou foi o antigo Cenecista, onde hoje fica localizada a escola José Saint – Clair, além de ter feito parte do alunato do CEMELS (Maria Evangelina), porém aos 18 anos foi para Salvador, morar com a sua irmã e lá concluiu o ensino médio e começou a trabalhar.
Com fruto do seu trabalho, Lilia conseguiu o seu apartamento e atualmente trabalha como vendedora. Trabalhando em sua profissão conheceu o seu marido, Erinaldo Monteiro, que era promotor de vendas e frequentava constantemente a loja em que ela trabalhava, em Salvador.
Os dois se uniram e estão juntos e felizes.
Lila, assim como muitos ipiraenses, teve que sair de Ipirá, para adquirir algo melhor fora e obter as suas conquistas na vida.