Livro aborda deslocamentos humanos no Brasil nos séculos 20 e 21

cultura

Deslocamentos Humanos: Narrativas e Representações. Brasil, Séculos XX e XXI é o título do livro que será lançado neste sábado, dia 4, às 15 horas, no Unibes Cultural, em São Paulo. A coletânea é organizada pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Leer) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e pela pesquisadora Mirian Silva Rossi, coordenadora editorial do Leer.

Com 20 ensaios de diferentes autores, a obra é um dos resultados de projeto sobre o tema Deslocamentos Humanos, liderado por Maria Luiza e Miriam e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto tem como objetivo “abordar as múltiplas interfaces que caracterizam a mobilidade dos grupos étnicos que se estabeleceram no Brasil e de brasileiros que deixaram o País em direção a outros territórios, provocando um forte impacto na vida desses grupos e das nações envolvidas”.

Como é descrito no projeto, “as diferentes etnias que se deslocaram para o Brasil, em fluxos históricos e contemporâneos, inserem-se em um contexto amplo e multiforme, que engloba valores e elementos distintos”. A ideia é gerar novos conhecimentos sobre os deslocamentos humanos nos séculos 19, 20 e 21. “Tais ações permitirão manter de forma organizada os sistemas de gerenciamento de conteúdo armazenado no conjunto das áreas dedicadas ao tema das (e)imigrações. As fontes documentais – orais, escritas e imagéticas – trazem questões relativas à cidadania, cultura, direitos humanos, diversidade, etnicidade, exílio, guerras, identidade, intolerância, memória, migrações, repressão e resistência, em distintos tempos e espaços.”

O livro Deslocamentos Humanos: Narrativas e Representações. Brasil, Séculos XX e XXI, organizado por Maria Luiza Tucci Carneiro e Mirian Silva Rossi, será lançado neste sábado, dia 4, às 15 horas, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da estação Sumaré do Metrô, em São Paulo). Entrada grátis

Fonte: Jornal da USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *