Livro sobre ‘desconstrução’ de suicídio de Vladimir Herzog será lançado nesta quarta (17)

cultura

Lançamento de livro póstumo de Alberto Kleinas ocorrerá na Casa do Povo, em São Paulo

Será lançado nesta quarta-feira (17) o livro “A morte de Vladimir Herzog – A desconstrução da versão do suicídio”, de Alberto Kleinas. A obra lembra como um movimento de jornalistas, lideranças religiosas e ativistas desafiou a versão do Exército para a morte de Vladimir Herzog, em 1975, dentro das instalações do DOI-CODI, em São Paulo.

Herzog era diretor de Jornalismo da TV Cultura quando foi preso, torturado e assassinado. Militares forjaram uma falsa versão de suicídio, que não se sustentou. O sepultamento de Herzog reuniu mais de 8 mil pessoas.

“O livro de Alberto Kleinas trata da desconstrução do suicídio de Herzog, resgatando como se deu a ‘construção’ histórica de Vladimir como jornalista e ativista”, reflete o economista Marcelo Freire, amigo do autor.

Alberto Kleinas nasceu em São Paulo, em 1965. Participou do movimento estudantil e dos primeiros anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Mestre em Ciência Política, especializou-se nos temas da trajetória da esquerda judaica paulista e política internacional.

Kleinas morreu em novembro de 2022. O evento de lançamento de seu livro também será uma homenagem a ele. Freire fará a fala inicial. Na sequência, o jornalista Pedro Pomar e o cineasta Luis Ludmer debatem o livro e a importância de Vladimir Herzog para o jornalismo brasileiro e a resistência contra a ditadura militar.

Serviço

Evento: Lançamento de A morte de Vladimir Herzog – a desconstrução da versão do suicídio e homenagem ao autor do livro, Alberto Kleinas.
Data: 17/4 (quarta-feira), a partir das 19h
Local: Casa do Povo (Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – SP)
Promoção: Alameda Casa Editoria, Instituto Vladimir Herzog e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Livro: A morte de Vladimir Herzog – A desconstrução da versão do suicídio
ISBN: 978 65 5966 221 0
Autor: Alberto Kleinas
Páginas: 131
Preço: R$ 68,00
Editora: Alameda

Edição: Vivian Virissimo

Fonte: Brasil de Fato / Foto: Acervo/Instituto Vladimit Herzog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *