Por Míriam Leitão – Terça, 2 de julho de 2024
Mercado já reage e especula qual será o próximo passo de Lula para mudar a rota da política monetária, depois do presidente ter dito na manhã desta terça-feira, que fará “alguma coisa”, concreto, mas que não anteciparia para não alertar seus adversários. Os analistas já trabalham com três hipóteses e contam que começaram a receber ligações de investidores, inclusive internacionais, querendo saber quais são as medidas em estudo pelo governo. O fato é que Lula, mais uma vez, dá combustível exatamente à especulação, afinal tudo o que o especulador precisa é de uma informação incompleta. Nas mesas de investimentos os analistas já estão mapeando os caminhos possíveis.
– Nós temos que fazer alguma coisa. Eu não posso falar aqui o que é possível fazer, porque, senão eu estaria alertando os meus adversários – disse o presidente.
Tudo o que um especulador precisa é de uma informação incompleta e é isso que o Lula tem oferecido diariamente.
O problema é que o aumento do dólar tem desdobramento sobre todos os preços da economia, elevando a pressão sobre a inflação. Ou seja, o presidente com suas falas persistentes contra o BC está jogando contra o próprio governo que acaba sendo o maior prejudicado pelas oscilações da moeda e as incertezas provocadas pelo seu discurso. Dessa vez, ele avançou e deu ainda mais concretude as especulações.
Fonte: Globo / Lula sobe o tom das críticas ao BC e fala em medidas específicas em entrevista à Rádio Sociedade, na Bahia — Foto: Reprodução