Encontro é visto como uma tentativa de aproximação da gestão com aliados
O presidente Lula (PT) vai abrir às portas do Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça-feira, 19, para receber membros do Republicanos, partido que integra a sua base de apoio na Câmara dos Deputados. O encontro é visto como uma tentativa de aproximação da gestão com os aliados.

A reunião, que será marcada por um banquete como almoço, terá a presença do presidentes da legenda, Marcos Pereira (SP), da Câmara, Hugo Motta (PB), respectivamente, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que também é filiado à agremiação.
Um dos panos de fundo para o encontro, segundo o jornal Folha de S.Paulo, leva em conta as recentes declaração do dirigente partidário, que já anunciou aos quatro cantos que deve marchar com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caso ele efetive a sua candidatura à presidência da República.
O chefe do Executivo estadual, por sua vez, também é filiado à sigla e é um dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em contrapartida, durante evento da Warren Investimentos, em São Paulo, o republicano voltou a negar que concorrerá ao Planalto em 2026.
Ao ser questionado, na ocasião, por que ele não seria candidato, Tarcísio rebateu. “A pergunta é: por que ser candidato?”, questionou. O político diz estar “extremamente focado” no projeto de Estado.
Agenda de Lula
O almoço desta segunda, 19, com os filiados do Republicanos não consta na agenda oficial de compromisso do presidente Lula (PT).
Até o momento, as atividades presidenciais que constam no documento, são:
- Reunião com ministro da Casa Civil, Rui Costa, às 9h;
- Reunião com os chefes de gabinete do presidente da República, Marco Aurélio Marcola, Adjunto de Agenda do presidente, Oswaldo Malatesta, às 15h30;
- Reunião com o presidente do Grupo do Banco Interamericano (BID), Ilan Goldfajn, às 16h30.
Todos os encontros acontecerão no Palácio do Planalto.
Fonte: Bahia.ba / Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados