Nesta quarta-feira (22) mais 50 bombeiros militares e 10 viaturas viajaram dar apoio ao combate e prevenção aos incêndios florestais na Base Florestal Sul. Atualmente a região conta com alguns focos de incêndio que atingem os municípios de Prado, Itamarajú e Mucurí.
“Atuamos de acordo com as necessidades de cada base, e neste momento a que inspira maior atenção é a Sul. Por isso estamos enviando mais apoio para aquela região”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
Na terça-feira (21), uma fábrica da cidade de Itamaraju teve que ser parada e os funcionários passaram mal por conta da fumaça de uma das queimadas. Outro incêndio, no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no sul da Bahia, destruiu uma área de cerca de 300 hectares (o equivalente a uma área de quase 300 campos de futebol), segundo estimativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a Folha de S. Paulo.
Além do novo reforço, a base suldispõe de dois aviões modelo Air Tractor, que já iniciaram o lançamento de água. A “Operação Florestal 2023” foi lançada em julho e acontece através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Os bombeiros também podem contar com o apoio de helicóptero do Graer, da PMBA e de brigadistas do ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas.
Fonte: Bahia Notícias