Cinco exposições simultâneas de grandes artistas baianos, 400 anos de história, um dos complexos arquitetônicos mais importantes de Salvador! Essa é uma síntese do Projeto visitas guiadas do Museu de Arte Moderna (MAM Bahia) que oferece de terça a sexta-feira recepção para grupos visitantes, sejam estudantes pré-escolares, dos ensinos fundamental, médio e universitário, professores e pesquisadores, profissionais da cultura/turismo e pessoas das mais variadas faixas etárias. As solicitações devem ser feitas com antecedência via e-mail [email protected].
“Dispomos das Visitas Guiadas para atendimento público sob responsabilidade do nosso setor Educativo, onde atuam mediadores que podem explicar detalhes e informações fundamentais de cada exposição”, relata a diretora do MAM Bahia, Marília Gil. O museu tem uma média de 300.000 visitantes/ano, com atrações que recebem pessoas de cerca de 80 bairros de Salvador e dezenas de caravanas do interior da Bahia. Só mediante parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEC) no ano passado (2022) o MAM recepcionou cerca de 10.000 professores, coordenadores e estudantes.
A depender do formato das exposições as escolas e colégios podem negociar com o Educativo/MAM para que as crianças e adolescentes tenham alguma experiência nas Oficinas do MAM logo após as visitas às exposições. Segundo a diretora Marília Gil, os mediadores se prepararam para atender os visitantes. “Geralmente propomos pesquisas, estudos, palestras, documentários e filmes que auxiliam no preparo dos mediadores para falar sobre as exposições”, diz Marília.
Reabertura e história
Desde quando foi reaberto em 2021, ainda no final da pandemia, o MAM recebeu muitas visitas. Além de estudantes, logo na reabertura em agosto/2021, o MAM fez uma homenagem aos profissionais de saúde do Centro de Tratamento para Covid/Hospital Espanhol que trabalharam arduamente na pandemia. Também recebeu os diretores da Polícia Civil da Bahia como iniciativa do Departamento Médico da Secretaria de Segurança Pública do Estado. São comuns ainda turistas brasileiros e estrangeiros, assim como, representantes e até embaixadores de vários países como Espanha, França, Romênia e Dinamarca, dentre outros.
Além das suas importantes exposições, o MAM é um dos pontos turísticos mais procurados de Salvador. O museu ocupa o Solar do Unhão, construção originária do século XVII tombada como Patrimônio do Brasil desde 1943 pelo Iphan. O local está às margens da Baía de Todos os Santos de onde se avista um excepcional pôr do sol. O museu também tem muitas árvores e plantas que atraem diversos tipos de pássaros e um Parque de Esculturas.
As Visitas Guiadas ao MAM devem ser agendadas com antecedência via e-mail [email protected]. O museu ainda tem o Cinema do MAM (71 99936-5760) e o Café Saladearte que ficam abertos todos os dias, das 13h às 19h. O espaço detém estacionamento exíguo, motivo pelo qual deve-se chegar cedo, com táxi ou veículos de aplicativo. Mais informações: (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o @bahiamam no instagram e site www.mam.ba.gov.br.
Fonte: Ascom/MAM