Moisés Llorens e Rodrigo Fáez – Quarta, 26 de agosto de 2020
O Manchester City fará todo o possível para contratar Lionel Messi de graça, mas distintas fontes revelaram à ESPN que o clube inglês contemplaria a possibilidade de oferecer uma cifra entre 100 e 150 milhões de euros (R$ 661,43 milhões e R$ 992,14 milhões, respectivamente, na cotação atual), se o argentino finalmente não puder se desligar do Barcelona de forma unilateral.
Além disso, as mesmas fontes reconhecem que também caberia a possibilidade de que o City incluísse dois jogadores que agradam ao Barça, como Eric García e Angeliño, para facilitar a operação.
Na segunda-feira, a ESPN já adiantou que o clube inglês estava fazendo contas para ver se poderia lidar com a contratação de Messi sem quebrar as regras do fair play financeiro.
O argentino comunicou o Barcelona na terça sobre sua intenção de deixar o Camp Nou, apegando-se a uma cláusula de seu contrato que o permite a rescindi-lo de maneira unilateral.
O Barcelona entende que essa cláusula expirou em 10 de junho, mas os advogados de Messi alegam que ainda segue vigente já que a temporada não terminou na data prevista devido à crise do coronavírus.
Dessa forma, o clube catalão defende que Messi tem contrato até 30 de junho de 2021 e que sua cláusula de rescisão se mantém em 700 milhões de euros, enquanto o argentino espera poder ir de graça.
Segundo soube a ESPN, Messi consultou a situação com vários advogados de prestígio e encontrou posturas conflitantes, já que nem os grandes especialistas veem de forma clara quem tem razão.
O caso poderia terminar nos tribunais, mas distintas fontes próximas à operação dizem à ESPN que o mais lógico é que houvesse antes um acordo entre as distintas partes para que Messi possa sair do clube onde passou os últimos 20 anos com honras.
Este acordo envolveria oBarcelona estabelecendo um preço de transferência razoável para que Messi possa cumprir seu desejo de ir embora e que ao mesmo tempo o clube catalão obtenha uma quantidade de dinheiro para poder investir no novo projeto de Ronald Koeman.
A ESPN já adiantou na semana passada que alguns pesos pesados da junta diretiva dirigida por Josep María Bartomeu eram partidários de vender Messi, se chegar uma oferta suficientemente suculenta para que Koeman pudesse reconstruir o elenco.
O City está ciente da situação, e sua primeira opção é esgotar todas as possibilidades para conseguir sua contratação a custo zero.
No entanto, como adiantou a ESPN na segunda, o clube inglês está fazendo contas para ver a viabilidade da operação e crê que poderia chegar a uma cifra entre 100 e 150 milhões de euros, se não resta a eles outra opção que não seja pagar uma quantidade para que o jogador deixe o Barcelona.
A ESPN já informou em junho que o Barça tem Eric García como objetivo prioritário enquanto outras fontes reconhecem à ESPN que o clube catalão também gosta muito do lateral esquerdo que jogou na segunda metade da temporada no RB Leipzig.
Enquanto isso, o City também estuda a melhor maneira de convencer Messi e, segundo se soube a ESPN, uma das opções que contempla é oferecer a ele um contrato multimilionário de longa duração pelo qual o futebolista argentina jogaria três temporadas no clube inglês para logo terminar sua carreira com um período de dois anos no New York City, da MLS, um clube que pertence aos mesmos donos do Manchester City.
Fonte: ESPN Brasil