Maria de Lourdes Pereira Santana, (Dona Lili) é a homenageada desta semana do quadro ”Personalidade da Semana”

cidades Ipirá Personalidade da Semana

Maria de Lourdes Pereira Santana (Dona Lili) nasceu em Itaberaba, no dia 16 de fevereiro de 1943, mas já na infância veio com seu país morar em Ipirá, aqui casou-se nova como todas as jovens da época.


A vida de Dona Lili não foi fácil, aos 33 anos, mãe de 6 filhos separou-se do seu marido, Senhor Albertino, pois, ele havia se relacionado com outra mulher. Por coincidência, a outra chamava-se também Maria de Lourdes e com ela Senhor Albertino, teve 4 filhos.


Sr. Albertino, dificultava o acesso dos seus filhos com Dona Lili, na hora de pagar a feira e dar os mantimentos dos seus 6 filhos. Dona Maria de Lurdes, nossa homenageada foi uma guerreira, na década de 70, trabalhou na batedeira de sisal, onde hoje fica localizada a Madeireira Fernandes, já na década de 80, ela trabalhou na Clínica Santo Antônio, como Auxiliar de limpeza e nessa época, ela falou com seus 6 filhos que não fossem mais a procura do pai, pois, o dinheiro que ela ganhava com o suor do seu trabalho dava para ir sobrevivendo.


Um tempo depois antes de falecer, a mulher que Sr. Albertino, seu ex marido, escolheu para viver estava doente e pouco tempo antes de morrer, foi até a casa de Dona Lili para pedir perdão por ter destruído a sua família. Às duas apertaram as mãos e ali então ela a perdoou.


Antes de dar o perdão, ela não queria que seus 6 filhos, tivessem uma relação com os outros 4 irmãos, fora do casamento, mas isso mudou com o perdão.


Ela morou 6 meses, em Feira de Santana, mas voltou para Ipirá, pois, queria ficar no seu cantinho. Ao relatar sobre seus netos, ela disse ter perdido a conta de quantos tem, acredita ter por volta de mais de 30, além de ter 6 bisnetos e 6 irmãos.

Dona Lili, teve um derrame e hoje é cuidada com muito carinho, amor e dedicação pelos seus filhos, Vando e Zetinha. Que revesam os dias da semana para cuidar de sua mãe!

”Tive que abandonar meu trabalho, fazer um acordo com o pessoal da JS, para ser liberado e cuidar da minha mãe. Para te falar a verdade tenho orgulho da minha mãe, porque ela foi mãe e pai para mim”.

Relatou seu filho Vando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *