Objetivo do encontro foi a troca de experiências sobre prioridades de políticas educativas em ambos os países. Óscar Sánchez se reuniu com as secretárias da SEB e da Secadi
A equipe do Ministério da Educação (MEC) recebeu nesta semana o vice-ministro da Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário da Colômbia, Óscar Sánchez, que conheceu as ações e programas educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O objetivo do encontro foi a troca de experiências sobre prioridades de políticas educativas em ambos os países.
Na SEB, ele foi recebido, na quarta-feira, 10 de abril, pela secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, que falou sobre as ações do MEC no ensino pré-escolar, básico e secundário, além dos compromissos com a educação ambiental no contexto da ação climática, com ênfase na região amazônica.
“Na oportunidade, pudemos trocar experiências entre a educação básica brasileira e colombiana. Em especial, discutimos as especificidades dos estudantes e docentes da região Amazônica e a pluralidade linguística e cultural de nossos países. Também discutimos possibilidades de intercâmbio de ensino das línguas portuguesa e espanhola”, comentou Kátia Schweickardt.
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, recebeu o vice-ministro na Secadi, na quinta-feira, 11 de abril. Na ocasião, discutiram os temas educação antirracista, educação intercultural, bilinguismo (português-espanhol), educação para a reconciliação e educação escolar indígena. De acordo com Zara Figueiredo, ” a troca de experiência entre Brasil e Colômbia fortalece, especialmente, a Educação Escolar Indígena, guardadas as especificidades de cada país, além de enriquecer as discussões sobre a diversidade presente em nossas escolas”.
Também participaram das reuniões representantes da Assessoria Internacional e da Assessoria Parlamentar do MEC.
Leia mais: Visões do Sul Global para a agenda climática e transição energética justa
Por: Ministério da Educação (MEC) / Foto: Divulgação/MEC