MEC promove seminário sobre Arte, Cultura e Educação

educação

Objetivo foi estimular reflexões acerca das políticas internacionais que integram Arte, Cultura e Educação, com foco em experiências intersetoriais. Mais de 130 especialistas da área participaram do evento online

O Ministério da Educação (MEC) promoveu o seminário internacional Arte, Cultura e Educação – Fortalecendo as Conexões para o Desenvolvimento Integral. Online e voltado para convidados, o evento teve como objetivo promover reflexões e trocas sobre as políticas internacionais que integram Arte, Cultura e Educação, com foco em experiências intersetoriais, em prol da educação integral e modelos bem-sucedidos de formulação e implementação.   

A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 18/2024, assinado pelo MEC, pelo Ministério da Cultura (MinC), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pela Fundação Itaú para Educação e Cultura. O encontro contou com o apoio da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

O seminário teve a participação de mais de 130 especialistas da área, representantes de órgãos governamentais, secretarias, instituições e/ou autarquias vinculadas a ambos os ministérios, universidades, fundações, associações e gestores da Colômbia e da Alemanha, para discutir aspectos em prol desta agenda conjunta quanto às ações cruciais para uma política nacional. 

Para Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, a educação e a cultura não podem andar separadas. “No MEC, já temos um acúmulo de boas experiências e de indicadores que fortalecem essa aliança, e as escolas de tempo integral são nossa política hoje para isso. Ressalto aqui que há um equilíbrio de ofertas de disciplinas, as de arte e cultura têm o mesmo peso e importância das demais. Sabemos — e já estamos colocando isso em prática — como as artes na escola melhoram as competências dos nossos alunos”, finalizou.  

O evento foi uma oportunidade de trocar saberes para o fortalecimento de políticas públicas e aprofundar as compreensões sobre o tema: a importância das alianças entre arte, cultura e educação para a democratização do direito cultural, a promoção do desenvolvimento integral e a criação de repertórios de aprendizagem para a população brasileira, em especial para crianças, adolescentes e jovens do país.  

“É um prazer colaborar com o Brasil e trazer subsídios para qualificar ainda mais a qualidade da educação no Brasil. Estamos aqui para ajudar e para fortalecer essa união de arte e cultura na educação”, afirmou Diana Toledo, líder do Education Policy Outlook, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).    

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do MinC e da Secretaria de Educação Básica (SEB)  Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *