MEIs projetam 2026 melhor que 2025, aponta Sebrae

economia
Levantamento mostra que 57% dos microempreendedores estão otimistas com o próximo ano, impulsionados por indicadores positivos da economia

Os microempreendedores individuais (MEIs) encerram 2025 com expectativas positivas para o ano seguinte. De acordo com levantamento do Sebrae, 57% dos entrevistados acreditam que 2026 será melhor que 2025, enquanto 15% avaliam que o cenário deve se manter estável.

A pesquisa também indica que a percepção sobre o desempenho recente dos negócios é favorável. Para mais de dois terços dos MEIs, 2025 foi melhor (34%) ou igual (28%) em relação a 2024, sinalizando resiliência mesmo em um contexto de desafios econômicos.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o otimismo reflete a melhora dos principais indicadores da economia brasileira. “Com a inflação dentro da meta e uma situação próxima do pleno emprego, a economia está aquecida. Isso amplia a confiança dos empreendedores e as expectativas de um próximo ano ainda melhor, com mais inclusão e geração de renda”, afirmou.

Estratégias para crescer

Para 2026, seis em cada dez microempreendedores afirmam que pretendem adotar novas estratégias para impulsionar as vendas. As principais apostas são o investimento em propaganda, citado por 40,5% dos entrevistados, seguido pela ampliação do portfólio de produtos e serviços (26%) e pela busca por cursos e treinamentos (11%).

A análise por segmento mostra que os MEIs da indústria se destacaram ao longo de 2025. Nesse grupo, 41% afirmaram que o ano foi melhor do que o anterior, enquanto 26% disseram que o desempenho foi semelhante ao de 2024.

O Sebrae avalia que o conjunto de expectativas positivas e disposição para investir em melhorias aponta para um ambiente de negócios mais dinâmico em 2026, especialmente entre os pequenos empreendedores.

Fonte: Money Report

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *