As apresentações artísticas acontecem na Praça Maria Felipa, onde o Mercado Modelo se torna tela para projeções de obras visuais e interativas
A 5ª edição do SSA Mapping, um dos maiores festivais de artes visuais e tecnologia do Nordeste, terá uma programação especial nos dias 12 e 13, em celebração ao Dia das Crianças. As apresentações artísticas acontecem na Praça Maria Felipa, onde o Mercado Modelo se torna tela para projeções de obras visuais e interativas. A agenda de atividades gratuitas inclui a exibição de projeções mapeadas, shows musicais, lasermapping, mostra 360º em full dome, instalações artísticas, atividades infantis, feira de artes e gastronomia, além de passeios guiados.
No sábado (12), a agenda contará com um passeio guiado chamado “Rolezinho – Prosas da Baía”, para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. Com intuito de atrair a garotada à região histórica do Comércio, o roteiro será conduzido pela pesquisadora e fotógrafa baiana Gal Meirelles.
O rolezinho será orientado por textos da literatura baiana, trazendo referências de grandes nomes como João Ubaldo Ribeiro, Damário Dacruz, Caetano Veloso, Jorge Amado, Kátia Borges, Deisiane Barbosa, Cuíca de Santo Amaro, Minelvino Francisco Silva, dentre outros. A caminhada se encerra numa visita à Casa das Histórias de Salvador, equipamento localizado na Rua da Bélgica, no Comércio, e gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Ainda no sábado, será exibido a obra de videomapping “Artistas Gigantes”, resultado da oficina infantil “Pintando e mapeando”, ministrada por VJ Preto, do Espírito Santo. Na fachada do Mercado Modelo, serão vistas imagens das crianças participantes em atividade, transformadas em gigantes pintando o prédio.
Feira Criativa – Tanto no sábado quanto no domingo, a Feira Criativa, com arte e gastronomia, estará presente, assim como o espaço infantil com muitas brincadeiras, pintura facial e pula-pula. Dentre as intervenções urbanas, a obra “Acaso Surreal 2”, de Kelly Pires, e a performance em perna de pau com bolha de sabão gigante de Bia Gigante, convidam os pequenos a contemplarem suas formas.
Durante os dois dias, o SSA Mapping não terá somente atividades para o público infanto-juvenil. Para ver a programação completa, basta acessar o Instagram do evento, ou site.
O SSA Mapping teve sua estreia em 2017, na Praça Municipal, projetando imagens sobre o Palácio Rio Branco. Em 2018, a 2ª edição foi no Campo da Pólvora e Fórum Ruy Barbosa. Já em 2021, o Arquivo Público da Bahia, na Baixa de Quintas, foi a tela para as artes numa edição virtual.
No ano passado, o 4º SSA Mapping fez da Cidade Baixa o seu palco, com projeções na Igreja do Bonfim. Nestas quatro edições, mais de 500 artistas visuais se apresentaram para mais de 30 mil pessoas.
Palco das apresentações, os equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, a Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS) são geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.
Fonte: Bahia.ba / Imagem ilustrativa: Secom PMS