Segunda-feira, 26/01/2026 – 18h40
Por Paulo Dourado
O secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sosthenes Macedo, afirmou, nesta segunda-feira (26) durante o Projeto prisma, Podcast do Bahia Notícias, que a Sedur vai priorizar eficiência, atração de investimentos e desenvolvimento urbano com impacto social, mesmo diante das críticas da oposição sobre espigões e áreas verdes em Salvador.
Ao comentar as críticas, Macedo destacou que Salvador precisa tornar seus processos mais ágeis para competir com outras capitais e atrair grandes investimentos, o que, segundo ele, pode gerar emprego e renda sem a necessidade de mudar regras ou flexibilizar critérios técnicos.
“Porque você observa que as mesmas empresas que rodam em Salvador rodam nessas outras praças, mas que talvez, nem tanto pela segurança jurídica, mas pela velocidade dos procedimentos, conseguem imprimir uma dinâmica diferenciada. É isso que a gente pretende fazer aqui”, afirmou o secretário.
O titular da Sedur também ressaltou que o desenvolvimento urbano deve ser pensado como ferramenta de transformação social, superando disputas ideológicas e focando em projetos estruturantes que recuperem áreas degradadas e melhorem a qualidade de vida da população.
“Com os mesmos procedimentos, com a mesma regra e a mesma régua, você consegue mudar a vida das pessoas e romper a perpetuação da pobreza. A gente precisa avançar para discussões mais objetivas e olhar exemplos como áreas que foram reestruturadas, a partir da recuperação de rios e do reordenamento urbano”, concluiu.
Fonte: Bahia Noticias. / Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias