As duas tecnológicas citam o clima geopolítico como o motivo que levou à decisão.
Várias empresas da área da tecnologia já anunciaram medidas que visam suspender as operações ou vendas de produtos na Rússia, decisões que acontecem tanto devido às sanções internacionais como também para pressionar o país a abandonar a invasão da Ucrânia.
Pois bem, a Microsoft e a Samsung são as mais recentes empresas a anunciar a suspensão da venda de produtos na Rússia.
O presidente da Microsoft, Brad Smith, usou o blog oficial da empresa para confirmar que a empresa “suspenderá todas as novas vendas de produtos e serviços da Microsoft na Rússia”. Recordar que a tecnológica de Redmond já havia indicado a suspensão de algumas das suas operações no território, além de também ter decidido banir os órgãos de comunicação estatais RT e Sputnik das respetivas plataformas.
A Samsung também decidiu seguir o mesmo caminho e, em comunicado enviado para o The Verge, refere que a venda de produtos será suspensa não só de celulares, mas também em ‘chips’ e outra “eletrônica de consumo”.
“Devido aos atuais desenvolvimentos geopolíticos, as vendas para a Rússia foram suspensas. Continuamos analisando ativamente esta situação complexa para determinar os nossos próximos passos”, pode ler no e-mail.
Além da suspensão da venda de produtos na Rússia, a Samsung anunciou também que doará o equivalente a 30 milhões de reais, com parte desta doação a ser em produtos eletrônicos. “Planejamos apoiar ativamente os esforços humanitários na região, incluindo auxílio aos refugiados”, afirmou a Samsung.
Fonte: Notícias ao Minuto