Por Gabrielle Ng
CINGAPURA (Reuters) – Os preços futuros do minério de ferro atingiram o maior valor em duas semanas nesta segunda-feira, impulsionados por uma melhor perspectiva econômica na China após fortes dados de serviços e expectativas de estímulo contínuo no maior consumidor de minério do mundo.
O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,97%, a 776,5 iuanes (108,69 dólares) a tonelada. O contrato atingiu uma alta intradiária de 788,5 iuanes, seu nível mais forte desde 22 de julho.
A referência do minério de ferro para setembro na Bolsa de Cingapura subia 0,76%, a 104,6 dólares a tonelada, também o valor mais alto desde 22 de julho.
O crescimento da atividade de serviços da China acelerou em julho, expandindo-se pelo 19º mês consecutivo, segundo uma pesquisa do setor privado divulgada na segunda-feira.
O índice PMI composto da Caixin/S&P, que acompanha os setores de serviços e industrial, diminuiu em relação a junho, mas permaneceu em território expansionista, e o nível de emprego cresceu pelo ritmo mais rápido em 11 meses, segundo a pesquisa.
Enquanto isso, o Conselho de Estado da China publicou no sábado um comunicado para promover o “desenvolvimento de alta qualidade do consumo de serviços”.
O documento listou medidas para “impulsionar a vitalidade” do consumo do país, incluindo a melhoria da qualidade dos produtos e serviços e a oferta de apoio financeiro para o consumo, como deduções fiscais e apoio ao crédito.
Com a demanda doméstica sendo um dos maiores entraves para a economia da China este ano, é um bom sinal as políticas que estão entrando em ação para apoiar o consumo, embora os mercados ainda possam estar esperando por medidas de apoio de maior escala pelo lado da demanda, como cupons de consumo, disseram analistas do ING em nota.
Espera-se que o mercado siderúrgico se recupere esta semana, já que o aumento dos esforços de estímulo impulsionou a confiança do mercado na semana passada, e a demanda por materiais de construção deve se recuperar, disse o Hexun Futures, um site de informações financeiras especializado em mercado de futuros.
(Reportagem de Gabrielle Ng)
Fonte: Reuters / Mina em Gudai-Darri do Grupo Rio Tinto, na região de Pilbara, na Austrália Ocidental (Carla Gottgens/Bloomberg)