Mocidade Independente homenageia Rita Lee na Sapucaí

cultura

Mocidade Independente de Padre Miguel homenageou a cantora Rita Lee, que morreu em 2023, em seu desfile Carnaval de 2026, que aconteceu nesta segunda-feira (16) na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

O enredo “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade” foi desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, que voltou à agremiação para 2025. A evolução da escola foi prejudicada por um grande espaço aberto entre os setores três e quatro, no campo de visão dos jurados.

A comissão de frente foi inspirada nos arranha-céus de São Paulo e um dos bailarinos, caracterizado de Rita Lee, estava pilotando um Jeep — herança de seu pai. Os outros componentes usavam fantasias estampadas inspirada nos hippies.

Um dos elementos da comissão de frente, em formato de cela com escritos “censurada”, lembrando da época da ditadura militar, se transformava em uma nave espacial enquanto a representação da cantora carregava uma vassoura de bruxa.

O casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, Diogo Jesus e Bruna Santos, estavam com fantasias nas cores do arco-íris, lembrando do apoio de Lee à comunidade LGBTQIAP+.

A cantora Mel Lisboa, que interpretou a estrela do desfile no musical teatrak, foi destaque do abre-alas. Em um dos carros estava Lilia Cabral, escolhida para interpretar a artista em “Rita Lee: Balada da Louca” é um monólogo que reconta nos palcos os últimos anos da rainha do rock brasileiro.

Algumas das alas de componentes foram “Ovelhas Negra”, “Prisioneira”, “Toda Mulher é Meio Rita Lee”, “Miss Brasil 2000”, “Me Bebe Quente Como Um Licor”.

O quarto carro da Mocidade Independente de Padre Miguel, “Não Provoque! É Cor Rosa Choque”, que homenageava o empoderamento feminino, foi decorado com 12 mil pétalas de rosas vermelhas esculpidas à mão. À frente da alegoria estava o humorista Diogo Defante, que interpretou uma marionete.

O primeiro tripé, que desfilou no meio da escola, fez uma homenagem ao cachorro Orelha, que foi representado ao lado de outros animais. Rita Lee era uma fervorosa ativista da causa animal e vegana, dedicando grande parte da sua vida ao resgate e defesa dos direitos dos bichos.

Roberto de Caravalho, viúvo da cantora, estava no sexto e último carro alegórico, o “Lança Perfume”.

Fonte: CNN Brasil / LUIZ GOMES/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *