Parceria com Programa USP 60+ traz seleção de filmes que expõe a vida após os 60 anos com realismo e sem preconceitos
OCinema da USP (Cinusp) exibe até 1º de novembro, sempre às 13h45, a minimostra Envelhecimento e Longevidade. A iniciativa, em parceria com o Programa USP 60+, trouxe filmes que colocam a vida de pessoas com mais de 60 anos em protagonismo, evidenciando um olhar realista e sem preconceitos sobre o envelhecimento. A entrada é gratuita.
O Programa USP 60+, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), consiste em criar a possibilidade de o público acima de 60 anos aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas com o intuito de propiciar um envelhecimento saudável. A colaboração entre o Cinusp e o programa ampliará a visibilidade de obras cinematográficas livres de estigmas, com películas mais inclusivas e reais.
A programação contém obras internacionais começando com Num Lago Dourado, ganhador do Oscar de 1982 na categoria Melhor Roteiro Adaptado, em que o protagonista Norman tem uma relação estranha com sua filha Chelsea. No filme, ele e sua esposa cuidam de Billy, filho do namorado de Chelsea, e uma relação inesperada surge.
Mais Um Ano, do diretor Mike Leigh, segue na sequência, e traz um retrato da vida de um casal feliz e seus relacionamentos com a família e amigos ao longo de quatro estações do ano.
No dia seguinte será possível ver a atuação premiada de Art Carney em Harry e Tonto como Harry, um aposentado que embarca em uma jornada pelo país com seu amado gato Tonto após seu prédio ser demolido.
A mostra finaliza em 1º de novembro com o filme mais recente da seleção Dias perfeitos de 2023, que conta a história de Hirayama, zelador de banheiros em Tóquio, que segue sua paixão por música, literatura e fotografia quando encontros inesperados o levam a se reconectar com o passado.
*Estagiária sob supervisão de Elcio Silva
Fonte: Jornal da USP / Cena do filme Dias Perfeitos, em cartaz no Cinusp na mostra Envelhecimento e Longevidade – Foto: Divulgação