Entre quarta-feira e domingo (22 a 26/10/2025), o Museu de Arte da Bahia (MAB) sediará a Mostra Teatro de Cabo a Rabo 2025, promovida pelo Teatro Vila Velha. Com foco na valorização da produção contemporânea das artes cênicas do interior da Bahia, o evento inclui apresentações teatrais, oficinas, bate-papos e pré-lançamento de publicações, com atividades gratuitas ou a preços populares. A edição de 2025 homenageia os 30 anos do Teatro Popular de Ilhéus (TPI).
Abertura e programação inicial
A mostra inicia no dia 22/10/2025, às 19h, com o espetáculo “Borépeteĩ.Uno”, do Teatro Popular de Ilhéus, em celebração aos 30 anos do TPI. O termo “Borépeteĩ.Uno” significa “o que contém tudo e está contido em tudo” na língua tupi. Na mesma data, haverá pré-lançamento das coletâneas da editora TPI, “Arquivos da cena – 30 anos de dramaturgia” e “Terreiro do brincar – teatro para infâncias”.
No dia 23/10/2025, das 09h às 13h, será realizada a oficina Desmontando “Borépeteĩ.Uno”, com inscrição gratuita online, mostrando técnicas e processos criativos do TPI, como alongamento, pulsação da cena, corpo e voz, partituras corporais e apresentação final.
Bate-papos e formação cultural
A programação inclui o Fala Vila, espaço de debate do Teatro Vila Velha. No dia 23/10/2025, às 19h, ocorrerá o bate-papo “Sustentabilidade além da(o) capital”, mediado por Wanderley Meira, com participação de Júlia Lorrana, Yoshi Aguiar, Ninha Almeida e Romualdo Lisboa.
No dia 24/10/2025, às 17h, o debate “O caminho é em rede?” será mediado por Fernanda Paquelet, com Lara Torrezan e Gilberto Morais, discutindo estratégias de articulação de redes teatrais. Todas as atividades têm entrada gratuita e acontecem no Auditório do MAB.
Espetáculos em destaque
- “Borépeteĩ.Uno” – Teatro Popular de Ilhéus (TPI): dia 22/10, 19h, com direção de Romualdo Lisboa e Luís Alonso-Aude, direção musical de Pablo Lisboa, elenco principal e participações de comunidades indígenas. Entrada gratuita.
- “Néu Amistrongui e o Jegue Apolo” – Grupo Finos Trapos, Vitória da Conquista: dia 24/10, 15h, narrando a história de um jovem nordestino que viaja à Lua com seu jegue, valorizando a cultura local. Ingressos pelo Sympla.
- “O Salto” – Oca das Artes, Vale do Capão: dia 25/10, 17h (Libras) e 19h30, solo autobiográfico que mistura teatro, dança e circo, abordando memórias, empoderamento feminino e consciência ambiental. Ingressos pelo Sympla ou bilheteria.
- “AKOKO LATI WA NI – Tempo de Ser” – Cia. ÚNICA de Teatro, Feira de Santana: dia 26/10, às 17h e 19h30, apresenta jovens negros em busca de respostas sobre o tempo de vida e a experiência do teatro afromítico. Ingressos pelo Sympla ou bilheteria.
Integração e valorização cultural
A Mostra Teatro de Cabo a Rabo 2025 reafirma seu papel na difusão de artes cênicas, promovendo intercâmbio entre artistas do interior da Bahia, debates sobre sustentabilidade e redes de atuação, além de oficinas que abrem os processos criativos ao público. O projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural, diversidade artística e circulação de conhecimento em diferentes territórios do estado.
Fonte: Jornal Grande Bahia / Gabriela Lima