Os motoristas de ônibus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mais conhecido como Buzufba, anunciaram paralisação das atividades nesta terça-feira (9). Segundo os trabalhadores, a manifestação ocorre por falta de pagamentos, que são de responsabilidade de uma empresa terceirizada, a Safira Turismo e Transportes LTDA.
Em contato com o Bahia Notícias, alunos da UFBA relataram que os motoristas chegaram ao campus de Ondina por volta das 13h e voltaram a circular por volta das 15h15. Os trabalhadores afirmaram que a manifestação agregou todos os motoristas da UFBA e não é descartado uma nova paralisação.
A UFBA firmou contrato com a Safira Turismo e Transportes em 1º de outubro de 2022, após a empresa vencer o processo licitatório do PE 14/2022. Com a nova licitação, o valor pago pela UFBA por km rodado caiu de 10,80 para R$8,99.
O Buzufba transporta cerca de 12 mil estudantes da UFBA por mês, de segunda a sábado. Em média, 600 usuários por dia, dependendo do calendário acadêmico.
O Bahia Notícias entrou em contato com a UFBA e com Renato Cunha, responsável pela Safira, mas não recebeu respostas até o fechamento da matéria.
Fonte: Bahia Noticias