Quinta, 4 de outubro de 2021
Um programa voltado à ampliação da presença das mulheres no mercado de trabalho fez com que elas ocupassem 76% das novas vagas para agentes de atendimento e segurança contratados pelo Metrô Bahia.
As mulheres estão em fase de treinamento e deverão iniciar as atividades nas 20 estações administradas pelo sistema até o final do ano, atendendo, orientando e atuando na segurança dos passageiros.
No total, foram abertas 38 vagas, das quais 29 foram ocupadas por mulheres, com as 9 restantes destinadas aos homens.
O Metrô Bahia transporta atualmente cerca de 300 mil passageiros por dia, 30% abaixo da demanda existente antes da pandemia da Covid-19.
“Queremos mostrar que elas podem estar em qualquer lugar, atuando como agentes de segurança. Incentivamos cada vez mais isso”, afirmou o presidente da CCR Metrô Bahia, Andre Costa.
Segundo a empresa, o objetivo também é quebrar paradigmas de que o mundo metroferroviário é um ambiente predominantemente masculino.
No último dia 18, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia iniciou uma oficina de capacitação com o objetivo de contribuir para melhorar o atendimento às mulheres que utilizam os trens do sistema metroviário, que engloba 33 quilômetros de trilhos em Salvador e Lauro de Freitas.
Além dos 38 novos agentes, chamados de AASs (Agentes de Atendimento e Segurança), a secretaria informou que a meta é capacitar todos os 639 funcionários do sistema que atuam no atendimento direto ao público. Até a primeira quinzena de dezembro, o total de agentes capacitados deve chegar a cerca de cem.
Por meio da assessoria da pasta, a secretária Julieta Palmeira disse que a proposta de qualificar toda a equipe tem como objetivo o “foco no acolhimento de mulheres em situação de violência.
O metrô baiano lançou recentemente um aplicativo que informa a lotação do próximo trem, qual vagão está mais vazio e quanto tempo a composição vai demorar até chegar à estação em que o passageiro está.
Fonte: Folhapress/Foto: Google