A Energy Fuels, uma multinacional norte-americana, está com grandes expectativas de investimento na exploração de terras raras nos municípios de Prado, Alcobaça e Caravelas, no Extremo Sul da Bahia. A empresa adquiriu 17 direitos minerários na região e está ativamente pesquisando minerais essenciais, como tório, lantânio, cério e neodímio, fundamentais para tecnologias emergentes, incluindo baterias de carros elétricos e equipamentos eletrônicos.

O encarregado de negócios norte-americano no Brasil, Gabriel Escobar, da Energy Fuels, expressou otimismo sobre o potencial da região: “Estamos entusiasmados com as oportunidades que o Brasil oferece, especialmente em áreas ricas em terras raras. Acreditamos que a Bahia pode se tornar um polo estratégico para a produção desses minerais, fundamentais para a transição energética”.
A crescente demanda global por terras raras, que movimenta um mercado estimado em R$ 1,2 trilhão, gera grandes expectativas para os municípios baianos. Os investidores reconhecem que a combinação de vastas reservas minerais e iniciativas sustentáveis pode oferecer oportunidades únicas.
A expectativa é que exploração traga desenvolvimento econômico, criação de empregos e um fortalecimento da infraestrutura dos municípios. É importante ressaltar que, os municípios de Itabela e Belmonte na mesma região, já exploram jazidas de grafite e outros minerais.
Fonte: Siga a Notícia / Empresa busca explorar tório, lantânio, cério e neodímio, cruciais para tecnologias emergentes. Foto: Reprodução