Diz José Carlos Farah que muitas pessoas preferem a prática pelos efeitos estéticos que proporciona, esquecendo o quão é importante para os sistemas circulatório e ósseo
- Post category:José Carlos Simon Farah – Terça, 26 de novembro de 2024
A musculação costuma lotar as academias, mas os adeptos dessa atividade não costumam praticá-la por seus benefícios, mas principalmente por questões estéticas. Para José Carlos Farah , todos nós somos imediatistas, queremos que os resultados apareçam rápido, e isso acontece com a prática da musculação, enquanto em atividades como correr e caminhar, por exemplo, não sentimos a musculatura “crescer e inchar”. Ele enumera os benefícios da musculação, os quais vão muito além dos efeitos puramente estéticos, pois abrangem o sistema circulatório e a estrutura óssea do organismo. “A prática da musculação desenvolve o tônus muscular, que é o estado de tensão que apresenta o músculo em repouso. Quanto melhor o tônus, melhor e mais rápida a capacidade de contração do músculo e, consequentemente, ajuda, e muito, no retorno venoso ao coração, ou seja, leva mais sangue venoso para ser oxigenado contra a gravidade. O retorno venoso é realizado principalmente pelos músculos das pernas, as panturrilhas, que, como se fossem uma bomba, fazem o sangue retornar mais rapidamente e eficientemente”, diz o colunista.
Ele explica ainda que se esse efeito de bombeamento do sangue é falho ou pouco eficiente, este se acumula nas pernas e, como consequência, podem surgir as varizes, trombos e outros problemas mais graves. “O sistema ósseo também é bastante beneficiado, pois a musculação melhora a massa óssea e previne a osteoporose e ameniza a osteopenia. A força muscular está diretamente ligada à coordenação motora. Pessoas idosas caem geralmente pela perda de força nas pernas e consequentemente a perda da coordenação motora.” Farah adverte, contudo, que a prática da musculação exige a presença de um profissional de Educação Física a orientar sobre a postura nos aparelhos, a quantidade de séries, repetições e a carga a ser utilizada. “A combinação dessas variáveis é o que determina um treino efetivo e seguro. Muitas pesquisas mostram que os exercícios com peso, bem orientados, trazem benefícios para todo mundo, de adolescentes a pessoas com mais de 90 anos. As recomendações são as mesmas de qualquer outra atividade, começar devagar e ir progredindo gradualmente, evitando possíveis lesões. Muito mais que deixar a musculatura definida e hipertrofiada, a prática da musculação traz benefícios invisíveis, mas muito importantes para nossa saúde e bem-estar.”
Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
Fonte: Jornal USP / Foto: Jornal USP