O Museu Nacional de Enfermagem, localizado em Salvador, recebe a exposição “Do Coletor do Resíduo Reciclável ao Luxo das Artes”, da artista visual e profissional da saúde Lívia Passos. Sob a curadoria de Oscar D’Ambrosio, a mostra reúne obras feitas a partir de materiais como placas de MDF, tinta acrílica e tampas dos frascos de medicações, entre outros. O conceito é que resíduos podem ganhar novas visões, principalmente se a existência for entendida como um constante ciclo de iniciar, viver e encerrar fases para um terno e eterno recomeçar.
“Pela arte, objetos são reciclados e ganham outros significados e nos fazem refletir sobre a nossa existência – e como ela pode ganhar renovadas direções sempre. Criar é assim um caminhar, individual, no pensar e no fazer, mas coletivo, na integração com a sociedade e com o mundo. É um luxuoso florir solitário e, ao mesmo tempo, universal”, destaca Oscar D’Ambrosio.
A mostra “Do Coletor do Resíduo Reciclável ao Luxo das Artes” fica em cartaz no MuNEAN até o dia 10 de junho e a visitação pode ser realizada às segundas-feiras, das 12h às 16h45; de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h45; e aos sábados, das 10h às 12h45.
Fonte: Alô alô Bahia