Museu no Centro de Salvador será reaberto com grande exposição

cultura

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) será reaberto no próximo dia 06 de novembro, no Centro da Capital baiana. A ação faz parte da programação Novembro Salvador Capital Afro, que reconhece a contribuição dos afrodescendentes na formação da civilização brasileira.

 Para celebrar a ocasião, o museu estará recebendo a exposição “Um Defeito de Cor”, com curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan. A mostra foi escolhida devido à sua relevância artística, histórica, literária e cultural.

A exposição é baseada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, que narra a história de Kehinde, uma africana escravizada que, após muitas adversidades, consegue sua liberdade e parte em uma jornada em busca do filho. A narrativa aborda de forma profunda e sensível la experiência da escravização no Brasil e a busca pela identidade e liberdade.

A diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, Cíntia Maria, considera que o apoio da Prefeitura de Salvador foi fundamental na superação dos desafios. “Reabrir as portas do Muncab com a exposição Um Defeito de Cor é um presente. Todo o investimento em infraestrutura para viabilizar esse momento tão importante, só reafirma o compromisso da prefeitura com a cultura afro-brasileira. Isso demonstra o reconhecimento da importância do museu como uma instituição cultural vital para a cidade e para a promoção da cultura afro-brasileira. O Muncab reabre suas portas para compartilhar o tesouro cultural afro-brasileiro com o mundo”, pontuou.

Fonte: Alô alô Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *