Música Preta Brasileira, nova série do Fantástico, comandada pelo cantor Rael e pela jornalista Maju Coutinho, estreou na noite deste domingo (5). O projeto celebra a identidade, o ritmo e a poesia negra na cultura brasileira.
O pontapé inicial foi dado em Salvador, com a dupla conversando com Carlinhos Brown, Luedji Luna, Russo Passapusso e Gilberto Gil sobre a mistura dos ritmos baianos. O episódio foi gravado pelo Estúdio Escarlate, Coisas Artisticas e Gran Maitre Filmes.
O quadro terá mais três episódios, que serão exibidos no programa da Globo ao longo de novembro, mês da Consciência Negra. Além de ritmos baianos, o Música Preta Brasileira vai falar ainda sobre o funk, o samba e o rap.
O projeto é fruto de uma parceria que conta com concepção de Mariana Coelho e produção de Joana Henning, com direção de Jorge Espírito Santo e Celso Lobo. O quadro também integra a celebração de 50 anos do Fantástico, comemorados em agosto.
No próximo domingo (19), Criolo, Negra Li, Marcelo D2, Lennon e Emicida vão falar sobre rap. Alcione, Martinho da Vila, Xande de Pilares, Buchecha, Cidinho & Doca, Tati Quebra-Barraco, entre outros artistas, estarão nos próximos episódios.
Por Gabriela Cruz