O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (24/1) que o Brasil vai fortalecer o Mercosul e recriar a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). “Sozinhos somos fracos. Juntos, podemos crescer e desenvolver a região”, escreveu em suas redes sociais.
Lula participa nesta terça da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e terá também reuniões bilaterais com alguns líderes da América Latina.
Em sua primeira viagem internacional como presidente da República, eleito pela terceira vez, Lula foi com uma comitiva para a Argentina. O petista quer melhorar as relações com os países vizinhos, abaladas por seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). “Vim para a Argentina não só para participar da Celac, que acontece hoje, mas também para dizer que o Brasil está de volta”, escreveu o petista.
Organizações citadas por Lula
Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)
O organismo internacional foi criado no México em 2010, mas só foi oficializado em 2011, e reúne 33 países. O objetivo do grupo é a integração latino-americana e caribenha. O Brasil se retirou da Celac durante o governo de Jair Bolsonaro, já em 2020, afirmando “divergências políticas e ideológicas com Cuba e Venezuela.
Mercosul
O Mercosul é uma organização intergovernamental criada em 1991 no Uruguai, que tem como objetivo a integração e o desenvolvimento econômico dos países-membro para o mundo, principalmente do ponto de vista comercial com zona livre de comércio, taxa externa comum, imposto único para produtos que entram nos países-membros e outras regras.
União de Nações Sul-Americanas (Unasul)
A Unasul, por outro lado, tem como objetivo construir com diálogo e ações participativas um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político.
Fonte: Metrópoles