Sábado, 07/02/2026 – 11h35
Por Fernando Duarte / Bianca Andrade
Em Salvador para reforçar os laços do PSB no estado, em evento que acontece neste sábado (7), o prefeito do Recife, João Campos, reforçou a defesa a permanência de Geraldo Alckmin como vice na chapa do atual presidente Lula (PT) para a reeleição em 2026.
Ao ser questionado sobre as recentes sinalizações de que Alckmin poderia disputar o governo de São Paulo, Campos foi enfático na defesa pela permanência do vice-presidente na composição da chapa.
“Eu enxergo uma máxima que é comum ouvir no jargão popular e que vale para a política, em time que está ganhando não se mexe. O vice-presidente Alckmin faz um grande trabalho. A gente não precisa fazer um exercício de futurologia de como seria ele vice-presidente, porque ele é hoje e ele já demonstra a sua capacidade. Quando veio o tarifaço, quem foi para a linha de frente ao lado do presidente? Foi Alckmin quem conduziu esse diálogo. Em momentos desafiadores ele sempre está presente. Então o nosso partido defende a manutenção do vice-presidente Alckmin na chapa para esse ano.”
Quanto a recente aproximação entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), provável adversária direta nas eleições estaduais, João Campos adotou um tom cauteloso.
“Temos uma relação de longa data com o PT, de muito respeito e parceria. O presidente Lula é um republicano nato e trata bem todos os governadores, independentemente de quem votaram”, pontuou, minimizando qualquer impacto da relação institucional entre o governo federal e a gestão tucana em Pernambuco.
O gestor municipal de Recife também minimizou as críticas sobre a perda de força de Lula no Nordeste, atribuindo a resistência à “estridência” da oposição.
“Se formos para os fatos práticos e concretos, o presidente Lula é imbatível porque sabe trabalhar”, afirmou.
Fonte: Bahia Noticias /Foto: Edgar de Souza/ PSB