Na base da vontade! Itália marca no fim e supera Argentina pela Copa do Mundo feminina

esportes

Na madrugada desta segunda-feira, a Itália bateu a Argentina por 1 a 0 no Eden Park, em Auckland, em jogo válido pelo grupo G da Copa do Mundo feminina. Depois de ter dois gols anulados na primeira etapa, as europeias marcaram novamente aos 42 da segunda etapa, com Cristiana Girelli, e alcançaram a vitória

Com o resultado, a Itália ficou na segunda colocação da chave, atrás apenas da Suécia, que fica em primeiro com os mesmos três pontos, mas com um gol a mais marcado. Já a Argentina, que segue sem vencer um jogo de Copa do Mundo Feminina em sua história, ficou em terceiro, com zero pontos, mas um gol sofrido a menos em relação à África do Sul.

!À FRENTE! Aos 14 minutos, a Itália balançou a rede pela primeira vez na partida. A lateral-esquerda Lisa Boattin achou um ótimo passe pelo alto, buscando a entrada de Arianna Caruso na área. A camisa 18 precisou de três toques para dominar, ajeitar e finalizar colocado, abrindo o placar. Porém, o lance foi anulado por impedimento da meio-campista no ato do lançamento.

!MESMA RECEITA! Com 41 minutos no relógio, a equipe europeia chegou ao gol de novo. Em escapada veloz novamente pelo corredor esquerdo, Chiara Beccari arrastou e achou um ótimo passe para Valentina Giacinti, que dominou sozinha e colocou por baixo da goleira argentina. Porém, mais um gol anulado por impedimento, desta vez da camisa 9.

!PELO ALTO! Já na segunda metade da etapa final, a Argentina viria a levar perigo na bola aérea. Em cobrança de falta pela direita, Eliana Stábile bateu fechado e obrigou a arqueira Francesca Durante a tirar de soco. Porém, o movimento saiu errado e a bola bateu em Mariana Larroquette, que, com azar, não conseguiu o tempo certo para finalizar e viu a pelota ultrapassar a linha de fundo.

!FINALMENTE! Na mesma minutagem do segundo gol anulado, a Itália viria a marcar o tento da vitória, tudo em condição legal. Boattin, pisando muito no campo ofensivo, levantou bola fatiada no meio da área. Na marca do pênalti, Cristiana Girelli, que veio do banco cinco minutos antes, cabeceou firme, por cima da goleira Vanina Correa, e saiu para o abraço. Gol para espantar o fantasma e dar um passo à frente na chave.

!QUE DEFESA! Já nos acréscimos, após corte errado da defesa italiana, Florencia Bonsegundo pegou a sobra na entrada da área e foi derrubada por Sofia Cantore. A própria Bonsegundo foi para a cobrança e soltou uma pancada, mas parou em grande defesa de Durante, garantindo o 1 a 0 no placar.

FBL-WC-2023-WOMEN-MATCH14-ITA-ARG

Manuela Giugliano e Estefania Banini disputam bola em jogada (Foto: Saeed KHAN / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

A primeira etapa foi de muitas ações ofensivas da equipe italiana e uma Argentina bem mais recuada. Os dois gols anulados das europeias provam justamente o quão ligada no jogo a Azzurra estava, mas as linhas de impedimento da defesa sul-americana impediram a validação dos dois tentos e também outras escapadas perigosas.

E a segunda etapa?

A metade final se configurou da mesma forma, mas a Itália teve pouquíssima criatividade durante os 45 minutos. A melhor oportunidade seria justamente da equipe argentina, na cobrança de falta de Stábile que quase resultou em gol de Larroquette. No fim, a jogada aérea, que tem decidido grande parte dos jogos nesta Copa do Mundo, deu às italianas o gol marcado de cabeça por Cristiana Girelli. Três pontos cruciais em um grupo que promete ser apertado na briga pelo mata-mata.

Como ficou a situação das equipes?

Com o resultado, a Itália ficou na segunda colocação da chave, atrás apenas da Suécia, que permaneceu em primeiro com os mesmos três pontos, mas com um gol a mais marcado após ter vencido a África do Sul por 2 a 1. Já a Argentina ficou em terceiro, com zero pontos, mas um gol sofrido a menos em relação às Banyana Banyana.

FICHA TÉCNICA
Itália 1×0 Argentina

Data e horário: segunda, 24 de julho de 2023, às 3h (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland (NZE)
Arbitragem: Melissa Borjas (árbitra); Shirley Susana Perello López e Sandra Ramírez (auxiliares); Ivana Martincic (quarta árbitra); Tatiana Guzmán e Armando Villarreal (VAR)
Público: 30.889 presentes

Cartões amarelos: Barbara Bonansea e Arianna Caruso (ITA); Miriam Mayorga, Eliana Stábile, Mariana Larroquette e Florencia Bonsegundo (ARG)
Gols: Cristiana Girelli, aos 41 minutos do segundo tempo (ITA)

ITÁLIA (Treinadora: Milena Bertolini)
Francesca Durante; Lucia Di Guglielmo, Elena Linari, Cecilia Salvai e Lisa Boattin; Arianna Caruso (Giada Greggi), Manuela Giugliano e Giulia Dragoni (Cristiana Girelli); Barbara Bonansea, Chiara Beccari e Valentina Giacinti (Sofia Cantore)

ARGENTINA (Treinador: Germán Portanova)
Vanina Correa; Sophia Braun, Miriam Mayorga, Aldana Cometti e Eliana Stábile; Daiana Falfán (Dalila Ippólito), Lorena Benítez e Romina Núñez (Yamila Rodríguez); Florencia Bonsegundo, Estefania Banini e Mariana Larroquette (Paulina Gramaglia)

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *